Se as praias portuguesas enchem durante os meses quentes, é no fim da estação que fica a descoberto o impacto dos banhistas. É a pensar nisso que o SEA LIFE Porto organiza, mais uma vez, uma limpeza do areal e está à procura de voluntários. O principal aquário do norte do país quer reunir um grupo de voluntários na Praia do Castelo do Queijo, para recolher o lixo acumulado no areal e até debaixo de água.
Estas iniciativas, organizadas anualmente pelo aquário portuense, alertam para a necessidade de preservação dos oceanos e promovem a proteção do meio ambiente. Para incentivar os mais distraídos, aos primeiros 60 inscritos a loja e escola Surf’in Monkeys oferece uma aula de experimentação de surf. A dar início à limpeza de praia, o CIIMAR (Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental) aproveita a oportunidade para alertar sobre o efeito dos microplásticos nos ecossistemas marinhos, numa pequena palestra.
No ano passado, a atividade decorreu na Praia Internacional do Porto com 75 voluntários que recolheram 280 kg de lixo acumulado. Garrafas, tampas, maços de tabaco e sacos de plástico foram alguns dos principais materiais retirados da praia.
Esta é uma ação em parceria com o CIIMAR e a Águas do Porto. Este ano, o Hotel Crowne Plaza Porto junta-se à iniciativa e reúne alguns colaboradores numa visita à praia para ajudar a proteger o meio ambiente. Pode inscrever-se online para a atividade de limpeza da praia.
Após a ação, todos os voluntários podem ainda visitar o aquário portuense de forma gratuita, e conhecer as criaturas marinhas que habitam este centro.