Pode fechar o dia 8 de junho na agenda: a maior limpeza de praia de sempre da cidade do Porto está a caminho e é organizada pelo SEA LIFE Porto. A iniciativa integra o calendário de atividades de aniversário do aquário portuense que celebra, em junho, uma década em Portugal.
No âmbito dos dez anos de história, o SEA Life está a preparar uma ação que promete ficar na memória da Invicta. São 2.7 quilómetros de costa, desde a Praia das Pastoras até à Praia do Castelo do Queijo, que vão ser limpos no dia 8 de junho, sábado. A iniciativa é aberta à população e a fasquia está elevada – “são esperados mais de mil voluntários”, refere o SEA LIFE em nota à imprensa.
Para Rui Ferreira, esta é mesmo a melhor forma de celebrar os dez anos do aquário portuense: “Em 2009 inauguramos o nosso espaço em Portugal com o propósito de sermos mais do que um aquário de entretenimento. O diretor-geral do SEA LIFE Porto sublinha que o objetivo passava por ter uma “voz ativa junto das famílias, principalmente dos mais novos, e mudar a sua visão sobre a importância de cuidarmos do nosso planeta e da biodiversidade. Todos os dias, com uma equipa empenhada e com as ações certas, temos conseguido alcançar este grande desafio. E, por isso, agora que comemoramos o décimo aniversário, faz todo o sentido celebrar com uma ação inesquecível e amiga do ambiente”.
Para tornar possível esta missão, o espaço portuense vai contar com o apoio com da Câmara Municipal do Porto, Porto Protocol e APDL – Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo. De notar que o SEA LIFE Porto foi uma das primeiras organizações no país a realizar limpezas de praia, organizadas anualmente nas praias do Porto. A última aconteceu em outubro de 2018 e foram recolhidos 280 quilos de lixo.
Semanas da Sustentabilidade e Conservação: um mês 100% dedicado ao planeta
A mega limpeza de praia integra o programa Semanas da Sustentabilidade e Conservação do SEA LIFE Porto, em vigor até 9 de junho. Um leque de atividades imperdíveis dedicadas ao ambiente. Ao longo das próximas semanas, a par da exposição Mar de Plástico, vai poder assistir à palestra “As Cores que Protegem os Nossos Oceanos”, onde os mais novos podem aprender como fazer a separação dos resíduos. Acontece diariamente, às 12h30 e às 17h00.
As Semanas da Sustentabilidade e Conservação contam ainda com a segunda sessão de plogging – conceito nascido na Suécia, em 2016 e que combina o jogging com a recolha de lixo (“plocka upp” em sueco). Realiza-se no dia 18 de maio, sábado, na Marginal do Rio Douro, em Gondomar (a seguir ao Palácio do Freixo). A iniciativa é aberta à comunidade e todos os que quiserem podem juntar-se ao movimento. A primeira sessão de plogging, realizada no passado dia 20 de abril em Vila Nova de Gaia, contou com mais de 30 pessoas e foram recolhidos 112 quilos de lixo.
A inscrição na mega limpeza de praia deve ser realizada aqui e não tem qualquer custo associado.