O protocolo de colaboração estabelecido entre a SDR Portugal, a associação candidata à gestão do futuro Sistema de Depósito e Reembolso de embalagens de bebidas não reutilizáveis a instituir em território nacional, e a ADIPA – Associação dos Distribuidores de Produtos Alimentares, tem como objetivo o eficaz e eficiente desenvolvimento e implementação do sistema, no contexto específico do retalho grossista.
A realização de ações de educação e sensibilização sobre o funcionamento do futuro SDR junto das empresas associadas da ADIPA constitui parte das ações da SDR Portugal, estabelecidas no âmbito deste protocolo de cooperação.
A SDR Portugal assume também o compromisso de promover a implementação e gestão de um sistema que promova a acessível participação de todos os consumidores e, em particular, do retalho grossista inserido no canal HoReCa. Em adição, a SDR Portugal compromete-se ainda a disponibilizar a informação e conhecimento produzido a partir dos estudos desenvolvidos, em concordância com o enquadramento regulamentar que venha a ser definido para o modelo de implementação do SDR em Portugal.
Por sua vez, a ADIPA compromete-se a colaborar com a SDR Portugal no desenvolvimento das soluções mais eficazes para a recolha de embalagens de bebidas de uso único e devolução de valores de depósito, no espectro do retalho grossista, atendendo com maior detalhe o serviço no canal HoReCA.
Ambas as associações firmam assim o desenvolvimento de sinergias que visem a divulgação de informação e formação sobre o SDR e a colaboração conjunta em iniciativas diversas – eventos, estudos e grupos de trabalho.
“Os acordos de colaboração que temos vindo a realizar demonstram a robustez da proposta da SDR Portugal e a oportunidade que temos todos – consumidores, empresas e associações – de contribuir para um país mais sustentável e alinhado com as metas da União Europeia”, afirma Leonardo Mathias, presidente do SDR Portugal.
Já João Vieira Lopes, presidente da ADIPA, afirma que “a participação ativa neste contexto permitirá considerar perspetivas especializadas e relevantes em relação à implementação do sistema de depósito e reembolso, garantindo medidas eficazes que promovam a reciclagem de embalagens alimentares, redução do desperdício e sustentabilidade”.