A Schneider Electric publicou a 20 de fevereiro detalhes do seu desempenho de sustentabilidade para o último trimestre de 2024, juntamente com os seus resultados financeiros para todo o ano. A pontuação do Programa Impacto de Sustentabilidade (SSI) da empresa atingiu 7.55 em 10 pontos possíveis – superando a meta de final de ano de 2024 de 7.40. Monitorizar e reportar sobre os 11 compromissos globais do progresso trimestral do seu SSI é fundamental para a empresa atingir as metas vinculadas a todas as dimensões ambientais, sociais e de governança (ESG).
“Em 2024, a Schneider Electric foi reconhecida pela TIME e pela Statista como a Empresa Mais Sustentável do Mundo. No início deste ano, tivemos a honra de receber o mesmo reconhecimento da Corporate Knights como parte do seu ranking Global 100 – marcando a nossa segunda vez no topo desta lista e a primeira vez que alguma empresa consegue este feito. Estas conquistas notáveis, juntamente com outros reconhecimentos ESG importantes, inspiram-nos a chegar ainda mais alto em 2025,” afirmou Chris Leong, Chief Sustainability Officer da Schneider Electric. “À medida que entramos no último ano do nosso Programa Impacto de Sustentabilidade, estamos determinados em continuar a transformar a ambição em ação. Ainda há trabalho pela frente, mas com o apoio do nosso extenso ecossistema, das nossas pessoas e de todos os nossos Impact Makers, teremos sucesso.”
Desde 2018, os produtos, software e serviços de poupança de energia da Shneider Electric permitiram que os seus clientes poupassem e evitassem 679 milhões de toneladas de CO2. Os 1.000 principais fornecedores envolvidos no Projeto Zero Carbon da empresa fizeram progressos na adoção de iniciativas de eficiência energética e na mudança para energias renováveis, levando a uma redução global das emissões dos fornecedores de 40% até ao final de 2024.
O compromisso com práticas éticas por parte dos fornecedores da Shneider Electric anda de mãos dadas com a missão mais ampla da empresa de causar um impacto positivo a nível global. Um ano antes do previsto, mais de 53.4 milhões de pessoas têm agora acesso a eletricidade limpa e fiável, excedendo a meta de 50 milhões do programa SSI. Os projetos de eletrificação rural da empresa, incluindo as microgrids solares em África, melhoraram a qualidade de vida das comunidades e apoiaram as economias locais. No final de 2024, a Schneider Electric também tinha formado mais de 824.000 pessoas em gestão de energia, aproximando-se do seu objetivo de um milhão até ao final de 2025
Para além destes feitos, a Schneider Electric foi incluída no DJSI World Index pelo 14º ano consecutivo, alcançou um lugar na ‘A List’ do CDP e obteve uma classificação AAA por parte do MSCI ESG.
Em Portugal e Espanha, a Schneider Electric conseguiu também marcos importantes em 2024. Entre eles, destacam-se o facto de que reduziu as suas emissões em Portugal e Espanha em 86% e do seu consumo de energia em 14%, em comparação com 2019. Outro impacto na Península Ibérica foi o de a empresa ter conseguido que 13 das suas 18 instalações locais sejam Zero CO2 (adicionando as instalações de Puente la Reina e Sant Boi em 2024). Por fim, destaca-se também o sucesso da plataforma Circular Place, um marketplace concebido pela própria empresa, através do qual dá uma segunda vida a excedentes de stock de material elétrico, oferecendo-os a ONG e entidades educativas. Em 2024, foram doadas 21.702 unidades em Portugal, o que permitiu poupar 8.020kg de resíduos.