A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia e automação, em parceria com a Global Media Group, irá promover no próximo dia 12 de maio, das 9h00 às 13h00, a conferência “Energia Inteligente Conectada à Eficiência Energética”, no âmbito da série de conferências Energia Inteligente. O evento realiza-se em Lisboa, no Edifício do Diário de Notícias, na Avenida da Liberdade.
O debate pretende explorar a transversalidade da eficiência energética, área que representa já 20% a 30% do negócio da Schneider Electric em Portugal, desde a habitação à indústria, passando pelas cidades inteligentes.
Para Luís Hagatong, Energy Efficiency Manager da Schneider Electric, “a transversalidade e o crescimento da área da eficiência energética demonstram tendência para aumentar, sendo que uma das principais razões para tal são os impressionantes níveis de poupança energética permitidos por soluções tecnológicas cada vez mais sofisticadas. Os sistemas de climatização que implementamos em edifícios, por exemplo, permitem uma redução de consumos na ordem dos 50% a 60%.”
Outro dos objetivos do debate é a sensibilização para a alteração de comportamentos, questão de extrema importância na estratégia para a eficiência energética e para um futuro mais sustentável.
Moderada pelo jornalista António Perez Metelo, esta conferência será dividida em dois painéis, o primeiro sobre a eficiência enquanto motor de competitividade empresarial e o segundo sobre os incentivos à implementação de projetos nesta área.
Programa
1º PAINEL: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ENQUANTO MOTOR DA COMPETITIVIDADE DAS EMPRESAS
Luis Hagatong, Energy Efficiency Manager, Schneider Electric Portugal
João Murta Pina, Professor, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa
Nicolle Fernandes, Responsável de Inovação e Eficiência Energética – Galp Energia
Pedro Fontes, Coordenador Dep. Monitorização e Insp. de Ativos da Direção de Gestão de Ativos da EPAL
2º PAINEL: INCENTIVOS À IMPLEMENTAÇÃO DE PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Carlos Pelicano, Energy Business & Projects Solutions VP, Schneider Electric Portugal
Fernando Martins, Diretor Executivo da Estrutura de Gestão do PNAEE
Pedro Verdelho, Responsável da Direção de Tarifas e Preços, ERSE
Teresa Ponce de Leão, Presidente do LNEG (Laboratório Nacional de Energia e Geologia)