A Schneider Electric vai presidir nos próximos dois anos à Associação KNX, sendo representada no cargo por Fernando Ferreira, ecobuildings manager da empresa. A nova direção é ainda composta pelo vice-presidente Carlos Lima (ABB), pelo secretário António Andrade (Jung) e pelos vogais Pedro Abreu (Hager) e André Miguel Cabral (Sisint). A Mesa da Assembleia Geral será presidida por Carlos Filipe Morgado, da Morgado, e o Conselho Fiscal por Miguel Soares, da BEG.
Após agradecer o trabalho da anterior direção, liderada por António Ribeiro da Costa, Fernando Ferreira assume, citado em comunicado, que o grande objetivo da nova equipa é “criar dimensão na associação e, dessa forma, ganhar massa crítica”. O ecobuildings manager da Schneider Electric lembra, ainda, “a necessidade de desenvolver uma estratégia que dê visibilidade à associação junto dos agentes do setor da construção, manutenção e reabilitação de edifícios, no sentido de sensibilizá-los para as vantagens de um edificado amigo do ambiente e mais seguro na vertente elétrica”.
A Schneider Electric é membro da Associação KNX, juntamente com outras empresas que seguem a NORMAInternacional para o Controlo de Casas e Edifícios: KNX, a qual é propriedade da Associação. O seu objetivo está orientado para o desenvolvimento e promoção de uma norma internacional de comunicação para sistemas eletrónicos em residências e edifícios.
Os membros da Associação KNX reconhecem à tecnologia de sistemas inteligentes para residência e edifícios (domótica) um conjunto de qualidades, como a tecnologia de ponta, maior flexibilidade e integração de diferentes aplicações e componentes, para além de menor risco de incêndio, essenciais para satisfação dos objetivos de segurança máxima que se exigem a este nível.