Schneider Electric e ENGIE parceiros na digitalização do Setor da Energia
A Schneider Electric e a ENGIE assinaram um Memorando de Entendimento (MdE), com o objetivo de exploração e implementação de novas soluções digitais para a eficiência operacional de ativos renováveis (energia eólica e solar fotovoltaica), potenciando os Sistemas de Supervisão e Aquisição de Dados (SCADA), Historian e software de aplicações relacionadas suportados pela Schneider Electric.
A gestão de ativos, a gestão de obsolescência do SCADA, a monitorização e diagnósticos remotos, bem como a cibersegurança num ecossistema complexo serão também áreas a potenciar, ao abrigo do acordo.
“O objetivo da ENGIE centra-se no desenvolvimento de supervisão e controlo remoto dos seus ativos globais de produção de energias renováveis, e possivelmente de outros ativos energéticos, para otimizar o seu desempenho. Estamos a trabalhar em estreita colaboração com a Schneider Electric, partilhando uma visão dos desafios de um mundo energético descarbonizado, digitalizado e descentralizado,” explicou Didier Holleaux, Vice-presidente Executivo da ENGIE.
Por seu lado, Philippe Delorme, Vice-Presidente Executivo de Building e IT, da Schneider Electric afirmou que a Schneider Electric “desenvolve soluções de software visando solucionar as necessidades dos consumidores de forma inovadora e eficiente, o que irá beneficiará a ENGIE”.
“A nossa tecnologia integrada e vasto conhecimento da indústria podem ajudar a identificar novas oportunidades de como melhor servir o mercado energético, enquanto proporcionamos um maior acesso a energia de uma forma mais limpa e económica”, acrescentou.
A Schneider Electric já é parceira estratégica da ENGIE para a monitorização e gestão em tempo real das suas instalações europeias de energia eólica e solar. Esta parceria demonstra a ambição da ENGIE em acelerar a sua digitalização a nível global para liderar a transição energética.