A Science Based Targets (SBTi) aprovou as metas definidas pela EPAL para reduzir os gases com efeito de estufa (GEE) emitidos pela empresa. Este organismo considerou que os compromissos da empresa de abastecimento de água estão em consonância com os objetivos do Acordo de Paris, de limitar o aquecimento global do planeta abaixo dos 2 oC relativamente aos níveis pré-industriais.
Com efeito, a EPAL explica, num comunicado, que se comprometeu a reduzir as emissões absolutas de âmbito 1 e 2 de GEE em 43%, entre 2019 e 2029. As reduções de âmbito 1 dizem respeito às emissões diretas de fontes próprias ou controladas pela empresa, ao passo que as de âmbito 2 se referem às emissões indiretas associadas à eletricidade comprada.
A empresa de abastecimento avança também que assumiu um compromisso de âmbito 3, que diz respeito à redução de GEE “de bens e serviços adquiridos, de atividades relacionadas com combustíveis e energia e do tratamento em fim de vida dos produtos vendidos, no mesmo período de tempo”.
A EPAL junta-se assim a várias empresas mundiais e nacionais, nos mais diversos setores da económica, que assumiram o compromisso de reduzir as emissões de GEE para alcançarem as “metas mais ambiciosas” do combate às alterações climáticas.
A STBi é um organismo global que define e promove as melhores práticas de redução de emissões e objetivos líquidos zero, com base na ciência climática. É uma iniciativa do Carbon Disclosure Project com a United Nations Global Compact, a World Resources Institute (WRI) e o World Wide Fund for Nature (WWF).
O propósito da STBi é mobilizar o setor privado para identificar e promover as metas mais ambiciosas de matéria climática, que permitam acelerar a redução das emissões de GEE em todo o mundo para metade, até 2030.