Savannah submete atualização do EIA do Projeto Lítio do Barroso
A Savannah Resources submeteu a revisão do Relatório Ambiental e do Plano de Lavra para o Projeto Lítio do Barroso ao regulador ambiental português, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), depois de ter concordar em entrar na fase adicional de “Artigo 16” do processo do EIA, em julho do ano passado.
A submissão inicia o período de avaliação de 50 dias úteis disponível para a APA, sendo o prazo para a emissão da Declaração de Impacte Ambiental da APA a 31 de maio de 2023. Durante este período, a Savannah espera que o Relatório Ambiental, o Plano de Lavra e outros documentos de apoio sejam disponibilizados ao público através do site da APA durante 10 dias úteis. Após a publicação dos documentos, a empresa também tornará públicos mais detalhes da revisão do design, funcionamento e propostas de acompanhamento em torno da partilha dos benefícios socioeconómicos do Projeto com os stakeholders.
Se a APA emitir uma DIA favorável, a Savannah espera que a decisão estabeleça certas condições de design e funcionamento e a empresa ainda terá 10 dias úteis para analisar as condições estabelecidas na decisão.
No casa da Savannah aceitar as condições estabelecidas na decisão, o processo de licenciamento ambiental poderá continuar em paralelo com o Estudo de Viabilidade Definitiva do Projeto, esperando obter o mesmo em 2024.
“Acreditamos que as revisões que fizemos abordam os pontos-chave que nos foram destacados sobre como encontrar formas de reduzir ainda mais o impacto do Projeto no ambiente e na população local, criando ao mesmo tempo benefícios socioeconómicos que podem ser partilhados localmente e a nível nacional.”, afirma Dale Ferguson, CEO da Savannah.