A Avaliação do Impacto Social (AIS) irá fornecer à empresa europeia de desenvolvimento de lítio uma avaliação de opiniões que existem entre stakeholders em relação ao Projeto no Barroso e à própria empresa.
O relatório deverá ser apresentado no final deste mês de janeiro e será submetido ao regulador ambiental português (‘APA – Agência Portuguesa do Ambiente’). As conclusões serão usadas para moldar a interação e comunicação contínua da Savannah Resources com os stakeholders.
As entrevistas foram feitas pelo CIG (Community Insights Group) aos residentes locais, em outubro de 2022, em base anónima, mas com o objetivo de recolher questões significativas para o seu bem-estar face ao Projeto Lítio do Barroso.
O primeiro feedback levantou assuntos como ambiente e economia agrícola local, criação de postos de trabalho, a fixação de residentes e o impacto geral na comunidade com o avanço do projeto.
O CEO da Savannah Resources, Dale Ferguson, reagiu: “A APA também solicitou que analisássemos melhor os aspetos socioeconómicos do Projeto, tais como o seu impacto sobre outras empresas locais. Estamos também em vias de o fazer, uma vez que procuramos aprofundar as ligações com todos os stakeholders na área local”.