O “SAP Responsible Design and Production”, a mais recente solução da SAP, permite projetar produtos de forma sustentável e fazer a transição para a economia circular.
À medida que são introduzidas normativas de sustentabilidade para as empresas, como os impostos sobre o plástico, a solução “SAP Responsible Design and Production” permite às marcas acelerar a sua transição para as práticas empresariais da Economia Circular. De acordo com a empresa, esta nova solução ajuda as empresas a obter uma “melhor visibilidade dos fluxos de materiais ao longo dos processos”, incluindo o “seguimento e o cumprimento de regulamentos em constante atualização, especialmente os relativos às embalagens dos produtos e plásticos”. Com o desenvolvimento, cada vez maior, de produtos sustentáveis pelas empresas, a gestão de materiais e dos dados normativos assume-se como um dos desafios mais complexos na indústria de consumo atual, refere a SAP, num comunicado.
“A economia circular baseia-se em três princípios incitados pelo seu desenho: eliminar resíduos e poluição, circular produtos e materiais e; regenerar a natureza”, explica Andrew Morlet, CEO da Fundação Ellen MacArthur, destacando que “as soluções digitais desempenham um papel fundamental na transição para uma Economia Circular. Permitem às empresas integrar práticas circulares em todas as suas operações, desde a conceção de produtos que reduzem os resíduos desde início, até ao seguimento do ciclo de vida dos materiais que utilizam”.
Com a nova solução da SAP, as empresas podem incorporar princípios de circularidade nos processos de negócio que são fundamentais à sua operação, de forma a eliminarem o desperdício e voltarem a criar valor, através do desenho de produtos que sejam sustentáveis desde a sua origem. Por exemplo, “um gestor de uma marca de champô possui uma perspetiva macro sobre o ciclo de vida completo do produto, que inclui as suas obrigações de responsabilidade alargada de produtor (EPR) e os impostos sobre o plástico dos diferentes mercados. Esta visibilidade ajuda o gestor da marca a realizar alterações ao desenho, para redução dos resíduos e para tomar decisões fundamentadas quanto à redução dos custos dos sistemas de reutilização e reciclagem a jusante”, lê-se no mesmo comunicado.
“Em cada ano, usamos quase o dobro dos recursos que o planeta pode regenerar”, refere Scott Russell, membro da Comissão Executiva da SAP SE e responsável de Customer Success, acrescentando que “as empresas podem desempenhar um papel crucial na manutenção do valor dos nossos sistemas durante mais tempo, através de um design de produto inteligente e responsável, que reutilize os recursos ao invés de os eliminar”.
O SAP Responsible Design and Production, uma solução nativa em Cloud, codesenvolvida com a Accenture e baseada na SAP Business Technology Platform, fornece inteligência personalizada que permite às empresas acompanhar os regulamentos de EPR e os impostos sobre o plástico, bem como incorporar princípios de circularidade nos principais processos de negócio e otimizar a criação para um negócio sustentável. Saiba mais através do blog Helping Business Thrive in a Circular Economy.