Dia 23 de maio celebra-se o Dia Mundial da Tartaruga e o Jardim Zoológico de Lisboa tem preparadas diversas atividades para celebrar a vida deste réptil peculiar.
As iniciativas, que decorrem entre os dias 21 e 25 deste mês, pretendem promover o conhecimento dos visitantes sobre estes animais, alertá-los para o risco de extinção e incentivá-los a contribuir para a sua conservação, através do Apadrinhamento Individual.
No Reptilário, pelas 14h30, miúdos e graúdos serão convidados a conhecer algumas das 15 espécies de tartarugas que habitam no Zoo, e a participar num Encontro com o tratador. Além de poderem explorar diversas temáticas sobre este grupo de vertebrados, terão ainda a oportunidade única de ver de perto alguns materiais zoológicos, como carapaças, ovos e escamas de diferentes cores e tamanhos.
As tartarugas caracterizam-se pela carapaça dura, formada por placas ósseas fundidas com o esqueleto. Conhecidas pela sua longevidade (algumas espécies podem viver mais de 100 anos), são alvo de inúmeras ameaças, como a captura e recolha dos adultos, juvenis e ovos para consumo humano, o comércio de espécies exóticas e a destruição dos habitats, o que tem vindo a reduzir drasticamente a população da maioria das espécies de tartaruga.
O Zoo participa ativamente na conservação da Tartaruga-do-egipto, através do seu Programa Europeu de Reprodução de Espécies Ameaçadas (EEP); colabora para o Studbook Europeu da Tartaruga-de-pescoço-comprido-de-roti e coordena o Studbook Europeu da Tartaruga-espinhosa.
Das 15 existentes no Jardim Zoológico, sete encontram-se atualmente em perigo de extinção, sendo premente a modificação dos comportamentos no sentido da sua conservação.
“A passo de tartaruga” ou não, visite o Jardim Zoológico e apadrinhe uma tartaruga. Seja um verdadeiro “ninja” pela conservação da Natureza.