S.ENERGIA fortalece compromisso com a Sustentabilidade, Eficiência Energética e Transição Justa

A atividade da S.ENERGIA-Agência Regional de Energia dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, constitui-se na prática como um serviço público de resposta aos desafios da Ação Climática, desenvolvendo ações e projetos com vista à melhoria da sustentabilidade energética e ambiental, e de promoção de uma transição justa no território onde se insere.

O Presidente do Conselho de Administração, Vereador Rui Pedro Pereira, da Câmara Municipal do Barreiro, salienta que “este percurso faz-se com ações concretas, procurando soluções imediatas para problemas já identificados na área da eficiência energética. Assim, temos neste momento vários projetos a decorrer, fruto de candidaturas a programas de financiamento. E é muito importante que se continue com este foco: procurar financiamento, preparar candidaturas e implementar os projetos aprovados.”

Neste âmbito, destaca-se o Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia (PPEC), o mais relevante em volume financeiro, em que as quatro medidas de que a S.ENERGIA é promotora resultam num financiamento total de quase 1 milhão de euros.

A medida “EduLUX 2,3+” promove a substituição de 47 mil lâmpadas fluorescentes por LED em 49 escolas e a medida “Eficiência H2O” prepara-se para substituir mais de uma dezena de equipamentos, melhorando a eficiência energética de sistemas de bombeamento de água, gerando ambas as medidas tangíveis economias significativas.

As restantes duas medidas são de carácter intangível, mas de âmbitos e objetivos muito diferentes, vindo reforçar áreas onde a S.ENERGIA há muito que vem trabalhando.

Uma dedicada à comunidade educativa, onde uma App para telemóvel com jogos, vídeos e desafios variados, aliados a uma bicicleta estática que produz energia e que pode carregar o telemóvel dos jogadores, foram as ferramentas que o “NegaWATT: Menos é MAIS!” utilizou para levar conceitos de eficiência, suficiência e sustentabilidade energética a mais de 6.100 alunos de 48 escolas.

Por sua vez, a “Caderneta Energética”, dedicada à gestão de edifícios municipais (e outros), alia a monitorização do consumo de energia e das condições ambientais, às rotinas de manutenção. Permitirá centralizar e tratar todos os dados relevantes dos diversos edifícios numa plataforma online, constituindo um roteiro para a melhoria contínua do desempenho energético de cada edifício.

A Transição Justa é também uma área onde a S.ENERGIA está bastante focada, com o envolvimento em dois projetos “Ponto de Transição +Próximo” e “Prescrever uma Casa Confortável” com apoio financeiro do Energy Poverty Advisory Hub (EPAH), e com os técnicos da S.ENERGIA a darem apoio à implementação do Vale Eficiência (Fase II) do Fundo Ambiental.

Este conjunto de medidas fazem parte de uma estratégia concertada para o território, que em resposta à nova Lei de Bases do Clima, estará dentro em breve vertida nos quatro Planos Municipais de Acão Climática, documentos estratégicos que sucedem aos planos gerados no âmbito do Pacto dos Autarcas.

*Texto da responsabilidade da S. ENERGIA, publicado na edição 106 da Ambiente Magazine