A Zero – Associação Sistema Terrestre Sustentável, realizou ontem, dia 21 de setembro, penúltimo dia da Semana Europeia da Mobilidade, uma ação de mediação do ruído ambiente em cinco cidades portuguesas. As medições, efeutadas na hora de ponta da manhã, entre as 7h45 e as 9h30, foram feitas em Lisboa, Porto, Leiria, Faro e Funchal, recorrendo a uma aplicação para dispositivos móveis.
Segundo a associação, todos os locais registaram valores médios acima do limite legal para o período diurno (65 dBA) em zonas mistas, de acordo com a legislação nacional e europeia em vigor. Em Lisboa, os valores médios registados foram de 71 e 72 dBA em todas as medições; também no Porto e em Leiria se registaram valores médios acima dos 69 dBA; no Funchal, os valores médios situaram-se entre os 65 e os 68 dBA. A única exceção foi Faro, onde apenas a última medição, cerca das 9h05, registou um valor médio acima do limite legal (69 dBA).
“Estes resultados são demonstrativos do muito que há a fazer em termos de mobilidade nas cidades portuguesas, sendo necessário a implementação urgente de medidas de dissuasão do tráfego automóvel, em complementaridade com a promoção de outras formas de transporte, bem como medidas de redução de ruído, como o desenho urbano das vias rodoviárias, a redução dos limites de velocidade em algumas zonas, a adoção de técnicas de redução do ruído nas vias (como repavimentação, medidas de acalmia de tráfego, etc.) e mesmo medidas de reabilitação urbana para promover uma melhor insonorização no edificado”, refere a Zero, num comunicado.
Esta ação permitiu ainda demonstrar que, com a tecnologia disponível, qualquer cidadão se pode informar e atuar, medindo o ruído ambiente na sua zona, no sentido de pressionar as autoridades locais a implementar medidas de redução do ruído com vista a uma melhoria da qualidade de vida para todos.