A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) conta com Rui Borralho como novo Diretor Executivo, desde o passado mês de maio.
Em substituição do cessante Diretor Executivo, Domingos Leitão, Rui Borralho tem uma carreira sólida e uma paixão fervorosa pela conservação da natureza, trazendo consigo mais de 30 anos de experiência e uma profunda dedicação à vida selvagem.
Doutorado em Engenharia Florestal com especialização em Gestão de Fauna pelo Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Rui foi desde sempre um apaixonado pela Natureza.
“Sendo uma responsabilidade e um desafio muito grandes, é com muito entusiasmo que inicio as minhas funções como Diretor Executivo da SPEA”, diz Rui Borralho, acrescentando: “sempre fui um apaixonado pela vida selvagem e em particular pela observação, ecologia e conservação de aves, sendo sócio fundador da SPEA e membro da primeira e terceira direções nacionais, pelo que assumir esta posição constitui literalmente a concretização de um sonho profissional”.
Ao longo de sua carreira, Rui destacou-se em diversas áreas, incluindo a preparação, coordenação e execução de projetos de investigação, conservação da natureza e gestão ambiental. Além disso, desempenhou um papel fundamental na comunicação e marketing ambiental, promovendo a consciência ambiental e a cidadania, recorrendo a campanhas estratégicas. Destaca-se a sua passagem pela ERENA e pela Naturlink, e a sua participação na criação do Centro de Ecologia Aplicada do Instituto Superior de Agronomia.
Rui Borralho está comprometido em promover iniciativas que aumentem a responsabilidade social e a sensibilização ambiental entre os cidadãos. A sua vasta experiência e formação fazem dele uma figura central na conservação ambiental, tendo dedicado a sua carreira à proteção da natureza e à educação ambiental.
A SPEA agradeceu também a Domingos Leitão os seus 23 anos de dedicação, dos quais oito foram como Diretor Executivo, acreditando que a sua ligação à organização irá continuar noutros moldes.