Royal Caribbean converte resíduos em energia a bordo
Os dois recentes navios do Grupo Royal Caribbean vão converter resíduos em energia a bordo. Este anúncio insere-se na expansão do programa Green Hubs que usa a tecnologia para reduzir o desperdício de alimentos.
Num comunicado, o Grupo explica que as ferramentas utilizadas incluem sistemas de conversão de resíduos em energia, aplicações de desperdício de alimentos e uma rede expandida de centros verdes.
“Estou orgulhoso do esforço do Grupo Royal Caribbean no projeto SEA the Future e ser melhor amanhã do que somos hoje”, disse Jason Liberty, presidente e CEO do Grupo Royal Caribbean, reiterando “o compromisso de remover os resíduos dos aterros locais e proporcionar ótimas experiências de férias com responsabilidade”.
Resíduos Sólidos para Energia no Mar
Os sistemas Microwave Assisted Pyrolysis (MAP) e Micro Auto Gasification (MAG), vão estrear-se no Icon of the Seas da Royal Caribbean International e no Silver Nova da Silversea Cruises. Estes sistemas vão permitir usar resíduos a bordo e fazer a conversão em gás de síntese (syngas) que o navio pode usar diretamente como energia. Assim como as instalações terrestres de conversão de resíduos em energia, o resultado é o reaproveitamento de resíduos de forma eficiente e sustentável.
Reduzir o Desperdício de Alimentar
O Grupo Royal Caribbean está também focado em reduzir o desperdício alimentar em 50% até 2025. Para tal, são muitas as ações em marcha:
- Desenvolver uma plataforma proprietária para monitorizar o abastecimento de alimentos e estimar com precisão a quantidade de alimentos que deve ser produzida, preparada e encomendada num determinado dia;
- Uso de inteligência artificial (IA) para ajustar a produção de alimentos em tempo real;
- Introduzir uma função dedicada ao desperdício de alimentos a bordo para monitorizar e formar os seus membros da tripulação;
- Acompanhar a procura dos hóspedes por opções do menu específicos e ajustar a preparação do menu e dos pedidos;
- Introduzir uma campanha de consciencialização sobre o desperdício de alimentos nos refeitórios da tripulação em toda a sua frota.
Até o momento, o Grupo Royal Caribbean afirma que já registou uma redução de 24% no desperdício de alimentar.