Roca Lisboa Gallery recebe “The Hidden Life of Water” já em janeiro
No dia 22 de janeiro, pelas 18 horas, o Roca Lisboa Gallery inaugura uma nova exposição, “The Hidden Life of Water”, da , que estará em exibição até 11 de maio e cuja entrada é livre.
Esta exposição reúne o trabalho realizado pela Fundação We Are Water nos últimos anos e tem o objetivo de alertar para a necessidade de criar condições de acesso a água potável em várias partes do mundo. Para tal, dá a conhecer factos que estão intrinsecamente relacionados com a água e com o dia-a-dia de todos, mas que não são do conhecimento comum e passam facilmente despercebidos. A possibilidade de frequentar uma escola, porque há água disponível, de erradicar doenças, porque há um sistema de saneamento, ou de se manter hidratado — e vivo, porque há água potável para beber, são alguns dos factos que garantem o futuro de uma comunidade. O que esta exposição vem mostrar é que esta está longe de ser a realidade de milhares de pessoas por todo o mundo, e que a ausência destas condições ameaça gravemente o futuro destas pessoas.
Um dos principais objetivos do lançamento da FWAW pela Roca passa por criar notoriedade e promover o debate em torno da cultura da água e desenvolver ações educativas e de investigação em torno desta problemática. Promover a consciencialização e realizar ações destinadas a combater os efeitos negativos e a falta de recursos hídricos adequados é o desafio travado pela Roca de forma constante. Trata-se de uma iniciativa que intensifica o compromisso tanto com produtos sustentáveis quanto com processos produtivos adequados, como o programa EcoRoca.
A Fundação We Are Water apostou também no desenvolvimento de conhecimento especializado adquirindo num curto espaço de tempo, relevância e respeito, tendo criado nos últimos anos, a campanha #NoWalkingForWater centrada numa consequência muito específica relacionada com a dificuldade do acesso à água em determinadas comunidades: milhões de meninas e mulheres em todo o mundo passam até seis horas por dia a recolher água para as suas famílias, o que dificulta a sua entrada no sistema educativo e no mundo do trabalho.
A consolidação da dimensão internacional foi o princípio fundador e que foi conseguido num prazo louvável e que é notório tanto no desenvolvimento de iniciativas como campanhas próprias que alcançam visibilidade e repercussão global, conseguindo apoiar, promover e sensibilizar.
Ao longo destes últimos dois anos o aumento dos projetos de cooperação foi apelativo. Alcançou-se um total de 49 projetos em 21 países, que beneficiaram diretamente mais de 540 000 pessoas.
Alguns dos objetivos de Desenvolvimento Sustentável (2015-2030) nos países mais desfavorecidos passam por criar acesso à água e ao saneamento. Os objetivos de desenvolvimento do milénio centram-se nas desigualdades existentes no acesso à água e a serviços adequados de saneamento, com especial foco nas comunidades e grupos mais vulneráveis.
Alguns dos projetos ativos que estarão em exposição no Roca Lisboa Gallery:
- Construção de sanitários públicos e campanha educativa contra a defecação a céu aberto em Old Ningo (15.000 pessoas beneficiadas);
- Construção de instalações de saneamento nas regiões de Bathalapalli e Kadiri, Andhra Pradesh (314 pessoas beneficiadas);
- Construção de poços em Zabzugu (3.300 pessoas beneficiadas);
- Construção de poços na região de Bathalapalli (4.065 pessoas beneficiadas);
- Melhoria do acesso a água potável em Nusa Tenggara Timur, ilhas menores da Sonda Oriental (5. 640 pessoas beneficiadas);
- Construção de poços na região de B.K. Samudram (5.920 pessoas beneficiadas).
Todas estas ações só são possíveis devido à cumplicidade e ao compromisso de todas as pessoas e entidades que integram todos e cada um dos projetos abraçados pela Fundação We Are Water, promovidos e apoiados pela Roca.
O Roca Lisboa Gallery convida todos a saberem mais sobre a Fundação We Are Water através da exposição “The Hidden Life of Water”. Esta é uma oportunidade para descobrir de que forma pode contribuir para melhorar as condições das populações desfavorecidas: porque é na água que está o futuro. Para marcar presença na inauguração, inscreva-se aqui: http://bit.ly/2VQ5zDx.