A APDA (Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas) acaba de lançar a 27ª edição da revista e desta vez aborda o panorama de gestão de conflitos no uso da água. Uma realidade que parece distante à portuguesa, mas a seca extrema e a escassez de água são cada vez mais frequente, no mundo e em Portugal.
O editorial é de Sérgio Hora Lopes remete para o mote “que sem água não há vida” e que um bem tão essencial pode gerar conflitos que precisam de ser mediados.
Já o vice-presidente da APDA, J.Henrique Salgado Zenha, quer que se acorde para o “trinómio água, usos e conflitos”, numa edição que conta com cinco artigos:
• “Usos da água para os humanos versus natureza – Conflito ou pacto de sobrevivência?”, por Manuela Moreira da Silva, professora na Universidade do Algarve e investigadora no CEiiA e CIMA.
• “As Guerras da Água – Geopolítica e geoestratégia de um bem fundamental”, pelo comandante José António Rodrigues Pereira.
• “Convenção de Albufeira”, por Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente.
• “Conflito institucional da água”, por Manuel Moras, engenheiro civil.
• “Infiltração e recarga na renovação de reservas hídricas subterrâneas”, por Manuela Simões, professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa.
A revista pode ser consultada aqui.