Mais de 18 mil objetos usados entregues em Vila Nova de Gaia marcam o balanço da campanha “A Sua Tralha Vale Ouro” – afeta à Unidade Móvel Solidária Reutilândia -, desenvolvida pela Câmara Municipal e pela SUMA no município, entre novembro de 2015 e abril deste ano. Aliando os princípios da reutilização e da solidariedade, esta campanha alertou para o facto de que objetos aparentemente obsoletos e inúteis para uns – tais como roupa, calçado, livros, brinquedos, pequenos eletrodomésticos, objetos de decoração e móveis -, podem ainda constituir um bem e uma ajuda preciosos para outros. Desta forma, evita-se que bens que se encontram em bom estado e ainda com vida útil sejam depositados em aterro, combatendo-se o desperdício por via da geração de lixo, e promovendo-se, simultaneamente, o espírito de solidariedade e partilha entre as populações.
Provando que a “tralha” que se acumula em casa pode ter valor de recurso, bastando que, para isso, se construa uma ponte entre quem quer dar e quem quer receber, a Reutilândia, enquanto unidade móvel solidária, permitiu trocar coisas por sorrisos e, ao mesmo tempo, reduzir custos com o destino final do que ainda não é lixo, pondo em prática o princípio da reutilização: voltar a usar, dando uma nova vida aos objetos, e evitando a deposição incorreta ou antecipada.
Ao longo de 81 dias de funcionamento, a Reutilândia percorreu todas as freguesias do município, parqueando em locais de afluência do público em geral bem como em 35 Estabelecimentos de Educação e Ensino. Estas ações de recolha e distribuição de bens prestáveis chegaram diretamente a 7.424 munícipes e contaram com 18.869 utilidades entregues.
Para além da entrega direta na Reutilândia, foi disponibilizada uma linha telefónica para marcação prévia de situações de recolha no domicílio.
Tendo iniciado o seu percurso solidário em 2008, esta unidade móvel já estabeleceu, em Vila Nova de Gaia, cerca de 39 mil contactos diretos, em 917 dias de intervenção, o que resultou em mais de 83 mil utilidades entregues.