Entre setembro e outubro, a RESINORTE recebeu seis das 14 viaturas que irão reforçar a recolha seletiva nos 35 municípios do norte central.
Estas novas viaturas integram o ambicioso plano de investimentos 2022/24 da empresa, sendo este um investimento que ascende a mais de dois milhões e 800 mil euros.
Com a aquisição destas viaturas, a RESINORTE irá renovar a sua frota, por forma a melhorar o desempenho ambiental da recolha seletiva, reduzir o consumo de combustíveis, minimizar custos de manutenção e também melhorar significativamente as condições de trabalho dos seus colaboradores.
Para este incremento significativo de novas viaturas, a RESINORTE optou pela escolha de modelos mais eficientes e inovadores, que aliam a sustentabilidade ao design mais moderno.
A recolha diária de embalagens para reciclagem é um trabalho árduo que exige esforço e dedicação dos trabalhadores da RESINORTE, pelo que é fundamental a garantia de maior conforto e segurança dos postos de trabalho. Neste seguimento, estas escolhas assentaram em pressupostos que facilitam o dia-a-dia das equipas de recolha seletiva. Duas destas novas viaturas apresentam uma cabine rebaixada que faz com que os trabalhadores tenham apenas dois degraus para subir e descer da viatura. Por outro lado, a instalação de câmaras em vários pontos dos novos camiões faz com que as manobras se tornem mais seguras, pois facilitam a visualização dos vários ângulos da viatura por forma a reduzir os ângulos mortos, precavendo assim a ocorrência de acidentes.
A sustentabilidade ambiental é sem dúvida uma das prioridades da RESINORTE e este investimento permite a substituição das viaturas mais antigas da empresa, que foram adquiridas nos anos 2000, onde à época as viaturas de recolha de resíduos ainda não possuíam sistemas de controlo de emissões gasosas e eram tecnologicamente pouco desenvolvidas.
Por outro lado, foi tido um cuidado com a estética destas novas viaturas, por forma a fazer destes elementos outdoors de comunicação e educação ambiental sobre rodas. A mudança destes comportamentos e o incremento de hábitos mais sustentáveis por parte das populações não se fez nem faz de um dia para o outro, pelo que nada melhor que usar as novas viaturas para comunicar de forma apelativa e interativa com os cidadãos, apelando à separação das embalagens para reciclar sempre e em todo o lado.
Desta forma, a recolha seletiva da RESINORTE torna-se mais silenciosa, com menos emissões de dióxido de carbono para a atmosfera e também esteticamente mais apelativa.
Este é mais um passo da RESINORTE rumo a um futuro mais sustentável para todos.