A empresa intermunicipal de tratamento de resíduos, Resialentejo, em parceria com os municípios da sua área de atuação, irá realizar, durante os meses de setembro e outubro, um conjunto de assembleias locais abertas à população, para discutir o futuro da gestão de resíduos urbanos na região do Baixo Alentejo.
As autarquias envolvidas estão empenhadas na criação de um futuro mais sustentável na gestão de resíduos urbanos na Região do Baixo Alentejo, tendo como grande objetivo alinhar as estratégias municipais com as novas políticas nacionais e europeias, e com as metas estabelecidas para a Região no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2030 (PERSU 2030). Atualmente, os municípios encontram-se a desenvolver o seu Plano Municipal de Ação para a Gestão dos Resíduos Urbanos (PAPERSU), direcionado para 2030.
Esta iniciativa pretende estabelecer diretrizes claras para uma gestão eficaz dos resíduos urbanos, promovendo a sustentabilidade ambiental e económica na região. O envolvimento de todos os agentes, com influência direta e indireta no sistema de gestão de resíduos urbanos, é crucial para o sucesso deste planeamento estratégico.
Nestas Assembleias Locais, a população será chamada a ter uma voz ativa, para debater os principais desafios da gestão de resíduos urbanos nos diferentes municípios, identificando soluções que permitam criar valor ambiental e económico.
No caso dos concelhos de Beja e Serpa irão ser promovidas sessões de análise e debate sobre este tema destinadas à participação de entidades e empresas do setor.
Calendário das sessões
Almodôvar
27 de Setembro | 17h30 – Fórum Cultural
Barrancos
2 de Outubro | 17h30 – Casa das Associações – Junta de Freguesia
Beja
21 de Setembro | 9h30 – Auditório do Parque de Feiras e Exposições
Castro Verde
4 de outubro |18h00 – Fórum Municipal
Mértola
25 de Setembro | 17h30 – Pavilhão Multiusos
Moura
3 de Outubro | 15h30 no Cineteatro Caridade
Ourique
26 de Setembro | 17h30 – Biblioteca Municipal de Ourique
Serpa
25 de Setembro, 9h30, no Museu do Cante.