Resialentejo investe 960 mil euros no novo Ecocentro de Moura
O novo Ecocentro de Moura vai ser inaugurado a 16 de fevereiro, após um investimento realizado pela empresa intermunicipal Resialentejo, que ascende a mais de 960 mil euros, e resulta de uma candidatura ao POSEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência).
O novo equipamento localiza-se no Parque Industrial de Moura e permitirá à população fazer entregas de diversos resíduos, funcionando também como Estação de Transferência. O objetivo passa por apoiar o projeto porta a porta desenvolvido por este município, disponibilizando uma solução de entrega de resíduos urbanos ou equiparados a urbanos (embalagens, volumosos, resíduos de equipamento elétrico e eletrónico, resíduos verdes, metal, cartão, vidro, lâmpadas, entre outros).
Assim, a Resialentejo passa a disponibilizar seis Ecocentros, localizados nos concelhos de Barrancos, Beja, Castro Verde (Piçarras), Mértola (S. João dos Caldeireiros), Serpa (Pias), a que se junta este novo espaço localizado em Moura.
Os fluxos de materiais recebidos podem ser entregues por empresas, instituições, serviços ou cidadãos ou serem recolhidos seletivamente pelas autarquias. Os resíduos sofrem apenas um processo de acondicionamento em contentores abertos ou em compactadores devidamente identificados, sendo posteriormente encaminhados para o seu destino final. A Resialentejo e a Câmara Municipal de Moura oferecem a deposição gratuita de alguns destes materiais.
Enquanto Estação de Transferência, a infraestrutura vai receber também os Resíduos Sólidos Urbanos recolhidos pelas viaturas de recolha municipal. Durante os dias úteis, o horário de funcionamento será entre as 07h e as 13h, e das 14h às 20h. Ao sábado, o espaço estará aberto entre as 08h e as 13h, e as 14h e as 19h.