Repsol e Iberia garantem incorporação de 5% de combustível sustentável no transporte aéreo de mercadorias da Inditex
A Repsol e a Iberia assinaram um acordo com a Inditex para a compra de combustível de aviação sustentável (SAF), sendo que o utilizado representará 5% do combustível que a Iberia utiliza para transportar as mercadorias nos seus voos. A primeira aquisição já foi feita pela companhia aérea e a Repsol fornecerá diretamente no aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas.
A utilização deste combustível implica uma redução de emissões superior a 80% em relação ao de origem mineral, pelo que este acordo representa mais um passo nos objetivos de descarbonização dos três empresas.
“Esta nova aliança com a Iberia e a Inditex reforça a nossa aposta nos combustíveis 100% renováveis como alavanca para a descarbonização da mobilidade. O início da produção em larga escala de combustíveis 100% renováveis em Cartagena foi um marco na nossa estratégia. Esta fábrica, que produz gasóleo 100% renovável e combustíveis de aviação sustentáveis, permitirá à Repsol estar preparada para fornecer ao setor da aviação o SAF de que necessita para concretizar as suas ambições de descarbonização”, destacou Carlos Suárez, Diretor de Aviação Internacional da Repsol.
“O SAF é a melhor e mais imediata solução para avançar na descarbonização do setor da aviação. Este acordo com a Inditex faz parte do nosso compromisso de atingir emissões líquidas zero até 2050. É um grande desafio que deve ser enfrentado à escala global e que só será alcançado graças a colaborações como esta que a Iberia e a Inditex acabam de assinar,” afirmou Teresa Parejo, Diretora de Sustentabilidade da Iberia.