Cerca de 100 pessoas juntaram-se na Mata do Braça, na Lousã, para conhecerem os resultados do projeto de iniciativa e operacionalização do CoLAB ForestWISE, o rePLANT.
Municípios, proprietários florestais, associações, empresas e academia viram de perto as inovações como alfaias multifuncionais e de precisão, espécies e proveniências de pinheiro mais resilientes e produtivas, aplicações mobile para medição de pilhas de madeira e a incorporação de sistemas de automatização e sensorização.
Em relação às alfaias multifuncionais, o trabalho de preparação do solo mais barato e com menor impacto ambiental ficou a cargo da The Navigator Company e da Fravizel, com a alfaia de mobilização parcial do solo, a ARG (Alfaia Riper Grade). Esta nova tecnologia permite maior versatilidade e robustez na instalação de novas plantações e na gestão florestal, a possibilidade de reduzir a área de mobilização do solo e a erosão, e aumentar a infiltração e retenção de água.
Por sua vez, o Instituto Superior de Agronomia e a Sonae Arauco realizaram ensaios em diferentes espécies e proveniências de pinheiro utilizados em programas de melhoramento noutros países, tais como Austrália, Portugal, França e Espanha, com comprovados ganhos genéticos. Das vantagens, destaca-se a maior disponibilidade de plantas para o reforço das atividades de arborização e plantas mais resistentes e produtivas.
Com base na necessidade de uma gestão florestal mais rápida e mais barata, o CoLAB ForestWISE tem estado a testar aplicações de smartphones para medir pilhas de madeira. Da sua utilização destacam-se vários benefícios, nomeadamente, diminuir o tempo de recolha de dados e os custos associados, facilitar o acesso a mais utilizadores e a permissão de acesso a dados em tempo real e a relatórios de resultados automáticos.
Já a tecnologia LiDAR permite registar a profundidade de mobilização do solo, da linha de plantação, e do perfil do solo, possibilitando a integração de informação de terreno partilhada em tempo real.
Estruturado em três grandes áreas de atuação: Gestão da Floresta e do Fogo, Gestão do Risco e Economia Circular e Cadeias de Valor, o rePLANT conta com um investimento de 5,6 milhões de euros, apoiado pelo Compete/Portugal 2020, através dos programas POCI e Lisboa 2020. Este projeto é liderado pela The Navigator Company, com a coordenação técnico-científica do CoLAB ForestWISE.