O construtor automóvel francês Renault, em dificuldades desde que foi anunciado que ultrapassou as normas antipoluição em motores a diesel, afirmou hoje que os seus veículos novos estão de acordo com as normas em vigor. “Todos os veículos novos” postos à venda pela Renault estão “em conformidade com a norma Euro 6”, disse à AFP um porta-voz do grupo Renault, citado pela Lusa.
Os testes efetuados em França na sequência do escândalo da manipulação de emissões que envolveu a Volkswagen revelaram que foram “ultrapassadas as normas” para o dióxido de carbono e óxido de azoto na Renault, anunciou o governo na quinta-feira. Os testes não revelaram, no entanto, a existência de qualquer dispositivo para manipular os resultados, como aconteceu na Volkswagen.
A Renault avançou hoje duas hipóteses para as normas terem sido ultrapassadas: o teste pode ter sido feito num veículo antigo, vendido antes da norma Euro 6 entrar em vigor, ou pode tratar-se de um veículo com um problema.
As ações da Renault caíram 10% na Bolsa de Paris na quinta-feira, depois de ao fim da manhã os sindicatos terem revelado que foram feitas buscas na empresa na semana passada pelos serviços franceses de combate à fraude.
O ministro da Economia francês, Emmanuel Macron, explicou que foram feitos pelos seus serviços “vários controlos e buscas desde setembro para se verificar a fiabilidade e a qualidade das informações transmitidas aos consumidores” e que a Renault foi apenas “um dos construtores controlados”.