A Portgás acaba de anunciar a adesão ao Oil and Gas Methane Partnership (OGMP 2.0), iniciativa liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (UNEP). A distribuidora de gás natural do grupo REN junta-se, assim, ao coletivo das principais empresas de ‘oil & gas’ de diversos países, incluindo as empresas de transporte, terminal e armazenagem de gás natural da REN, reforçando o compromisso com a sustentabilidade.
A OGMP 2.0 visa reduzir as emissões de metano (gás de efeito de estufa que, a seguir ao CO2, mais contribui para o aquecimento global), implementando um sistema de monitorização e verificação para quantificar as emissões por parte das empresas de ‘oil and gas’. Esta iniciativa exige que as empresas reportem as emissões de todas as fontes de ativos da cadeia de valor (dados auditáveis) e implementem um plano de mitigação das emissões, pode ler-se num comunicado divulgado pela REN.
Liderada pela UNEP (principal autoridade ambiental global, que determina a agenda internacional no tema), a OGMP 2.0 é uma organização cada vez mais abrangente (atualmente com 100 empresas associadas) que tem como parceiros a Comissão Europeia, a Clean Air Task Force, a Climate and Clean Air Coalition, o governo do Reino Unido e o Environmental Defense Fund.