A entrega da viatura vem em prol da política de apoio da REN (Redes Energéticas Nacionais) às comunidades locais e vai reforçar a defesa da floresta contra incêndios no município de Loulé.
Em 2022, só neste concelho, a empresa limpou 147,70 hectares em redor dos seus corredores de transporte de energia e a nível nacional tem quase 10 mil quilómetros (35 mil hectares) de faixas de servidões de linhas elétricas e gasodutos, sendo que mais de 65% dos mesmos estão em espaço florestal. Além disso, disponibilizou na época de incêndios seis equipas de prevenção e vigilância, 24 horas por dia.
Desde 2009, través de uma estreita parceria com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e os municípios na defesa da floresta contra incêndios, a REN atribuiu 89 viaturas destas.
O responsável pela área de Redes Sustentáveis e Servidões, João Gaspar, diz que “este trabalho não se realiza apenas na época crítica: a REN tem um plano de prevenção articulado com as autoridades competentes durante todo o ano, como a limpeza dos corredores de transporte de energia, que aumentam a resiliência aos incêndios rurais das nossas infraestruturas e dos territórios onde as mesmas se encontram implantadas, criando oportunidades de combate de Bombeiros e Equipas de Proteção Civil”.