A REN – Redes Energéticas Nacionais e a Atlante assinaram um Memorando de Entendimento para o desenvolvimento de cinco projetos em Portugal utilizando, em estações selecionadas de carregamento rápido Atlante, a solução de ligação à rede speed-E, desenvolvida e patenteada pela REN.
O speed-E é uma solução inovadora de mobilidade que possibilita o carregamento de veículos elétricos diretamente a partir da rede de transporte de energia elétrica, isto é, das linhas de Muito Alta Tensão. Ao permitir a ligação direta à rede de transporte, para além de fornecer energia para o carregamento de veículos elétricos, a solução abre caminho à expansão das infraestruturas de carregamento para locais onde esta esteja presente. Em Portugal, isto representa uma extensão de aproximadamente 9.000 km. A solução garante o fornecimento simultâneo de energia a vários carregadores rápidos e/ou ultrarrápidos, enquanto a sua arquitetura modular também permite a personalização e escalabilidade progressiva de projetos, acompanhando os requisitos de energia dos clientes e da cada vez maior penetração de veículos elétricos.
A parceria entre a REN e a Atlante resultará nas primeiras estações de carregamento rápido de veículos elétricos do mundo alimentadas diretamente por linhas de transmissão de muito alta tensão. Isso demonstra o compromisso da Atlante na implementação das soluções tecnológicas mais avançadas, oferecendo aos utilizadores de veículos elétricos uma experiência de carregamento sem limites, enquanto mitiga a procura crescente global de energia.
Para João Faria Conceição, COO da REN, “esta parceria reflete a capacidade da REN em desenvolver soluções para a transição energética, contribuindo positivamente para a descarbonização da sociedade. A Atlante é um parceiro óbvio para o speed-E em Portugal, não só pela sua vasta experiência no setor do carregamento mas também pelo reconhecimento, desde o início, do potencial estratégico desta ferramenta inovadora para promover um carregamento mais rápido e seguro de veículos elétricos, mitigando futuros desafios relacionados com uma maior necessidade de disponibilidade de energia”.
“Estamos extremamente entusiasmados com a parceria com a REN e em sermos os primeiros a implementar esta tecnologia inovadora que permite converter energia para a mobilidade elétrica de forma eficiente. Portugal está na vanguarda da condução com emissões zero e representa um exemplo vivo de como políticas bem pensadas criam o ecossistema certo para os operadores de carregamento prosperarem, com enormes benefícios para os condutores conscientes. Assente na herança de R&D da NHOA, a evolução tecnológica sempre foi a espinha dorsal da nossa missão. Estamos ansiosos para ver como o speed-E vai transformar o cenário de carregamento de veículos elétricos nos próximos meses”, afirma Giovanni Ravina, CEO da Atlante Iberia e Diretor de Inovação da Atlante.
A solução desenvolvida pela REN tem sido repetidamente distinguida por entidades ligadas a energia e mobilidade. Em 2022 ganhou o prémio ‘Melhor Prática do Ano’, na categoria ‘Inovação Tecnológica e Integração de Sistemas”, atribuído pela Renewables Grid Initiative. Foi ainda a vencedora da categoria ‘Carregamento & Energia’ atribuído na sexta edição do eMove360º, uma das principais feiras de mobilidade 4.0 a nível mundial.
A rede da Atlante está espalhada por Itália, França, Espanha e Portugal, onde a companhia é um dos principais operadores de pontos de carregamento elétrico.