REN apresenta solução inovador de carregamento de veículos elétricos
A REN – Redes Energéticas Nacionais está presente na Feira de Hannover com o speed-E, uma solução inovadora de mobilidade que possibilita o carregamento de veículos elétricos diretamente a partir da rede de transporte de energia elétrica, isto é, das linhas de Muito Alta Tensão.
Este evento é considerado a principal feira de tecnologia industrial a nível internacional e decorre entre 30 de maio e 2 de junho na cidade alemã de Hannover. A REN marca presença a convite da AICEP, e tem um expositor onde apresentará o seu projeto.
Segundo a REN, o speed-E tem como grande vantagem a “disponibilização de elevada potência, dado estar ligado à rede de transporte, com presença em todo o país, permitindo assim alargar a oferta da infraestrutura de carregamento a uma rede de cerca de 9 mil km”.
A arquitetura modular da solução permite ainda a “customização”, mediante a necessidade de potência do cliente, suportando as “necessidades das operações da empresa, sem restrições, através de múltiplos carregadores rápidos ou ultrarrápidos”, explica a empresa. A solução inovadora consiste na disponibilização de uma “solução integrada de abastecimento”, a partir da ligação à Rede de Muito Alta Tensão, que fará a transformação para Baixa Tensão, acrescenta REN.
O speed-E constitui uma alternativa competitiva e complementar às tradicionais, garante sinergias para o Sistema Elétrico global, particularmente em contextos de proximidade com a Rede Nacional de Transporte, é adequado para contextos de elevada potência (transporte pesado de passageiros ou elevado número de veículos em simultâneo como áreas de serviço, grandes hubs, como parques de estacionamento públicos e de transportes públicos, descarbonização de equipamentos de gestão florestal e setor fluvial).
A edição de 2022 da Feira de Hannover conta com Portugal como país parceiro, sendo uma oportunidade de afirmação das empresas nacionais junto dos principais players da indústria. O país terá uma forte presença, distribuída por quatro pavilhões. O foco centrar-se-á nas áreas da Engineered Parts & Solutions, Energy Solutions e Digital Ecosystems, em setores como metalomecânica, mobilidade automóvel, aeronáutica, equipamentos de produção e energias renováveis, entre outros.