Nos próximos dias 17 e 18 de junho, o Centro Ismaili vai ser palco da conferência internacional “Paving the Way to The Pact of the Future”, da responsabilidade da Sustainable Development Solutions Network Portugal (SDSN) em colaboração com a SDSN Global. A iniciativa vai coincidir com o lançamento do Relatório de Desenvolvimento Sustentável 2024, que fornece uma estimativa sobre como os Estados-Membros das Nações Unidas estão a cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no âmbito da Agenda 2030.
Entre os palestrantes estão Jeffrey Sachs, Presidente da SDSN; Elisa Ferreira, Comissária Europeia; Maria João Rodrigues, Presidente da FEPS; Massamba Thioye, Diretor do Centro de Inovação para a Mudança Climática da ONU; e David Donoghue, ex-Embaixador da Irlanda na ONU e negociador-chave no processo de paz irlandês.
A conferência vai abordar temas como a transformação da educação, com o propósito de gerar o conhecimento e as competências necessárias à evolução para um mundo seguro, justo e sustentável; o envolvimento significativo dos jovens, com o intuito de mobilizar e integrar jovens nos processos de decisão e de elaboração de políticas com impacto na Agenda 2030, e, por fim, as métricas para além do PIB que pretende valorizar o que realmente conta para medir o desenvolvimento dos países, considerando a vulnerabilidade, o bem-estar e a sustentabilidade para que o progresso esteja em consonância com o desígnio do desenvolvimento sustentável.
A conferência será um encontro que antecede a Cimeira do Futuro, que se realizará nos dias 22 e 23 setembro em Nova Iorque, e pretende discutir fatores que podem acelerar o cumprimento da Agenda 2030, envolvendo os jovens, comprometendo comunidades e organizações e impulsionando sinergias governamentais.
Recorde-se que, em 2023, Portugal surgiu na 20.ª posição no ranking europeu que avalia a qualidade de execução da Agenda 2030 das Nações Unidas, e que alcançou um índice de 69.95 pontos ao pôr em prática os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo que a média dos 34 países avaliados é de 72 pontos. Apesar do caminho positivo, embora lento, o relatório indica que, no nosso país, ainda nenhum dos objetivos foi alcançado.
A conferência pode ser acompanhada em português e em inglês, é gratuita e tem um número limitado de lugares, pelo que todos os interessados devem inscrever-se no site da SDSN Portugal.