Reino Unido apela à UE para manter aberta uma das mais poluentes centrais a carvão da Europa

O governo do Reino Unido está a pressionar a Comissão Europeia a manter aberta uma das mais poluentes centrais a carvão da Europa, apesar das suas emissões de óxido de nitrogênio (NOx) ultrapassarem cinco vezes os limites legais, noticia hoje o Business Green.

Situada no sul de Gales, a central de Aberthaw, projectada, especificamente, para queimar carvão neste local, uma vez que este é invulgarmente difícil de inflamar e precisa de um químico catalisador para o queimar. Este é um processo que origina emissões de NOx de cerca de 1.000 mg / Nm3, sendo o limite de NOx estabelecido pela UE de 200 mg / Nm3, razão pela qual a fábrica teria de ser encerrada em 2016. 

Para Jimmy Aldridge, analista de energia da Greenpeace, "o facto do Departamento de Ambiente Britânico estar a tentar manter uma das centrais mais poluentes da Europa aberta vai para além da paródia. Se o pedido especial do governo for bem sucedido, Aberthaw continuará a produzir emissões tóxicas que prejudicam a saúde das pessoas, danificando seriamente os esforços para combater as alterações climáticas".