O projeto europeu REDI4HEAT – Renewable Energiy Directive implementation for heating and cooling visa contribuir para acelerar a integração de energias renováveis no setor do aquecimento e arrefecimento.
As necessidades de aquecimento e arrefecimento são responsáveis por 50% da procura de energia na União Europeia. Contudo, apenas 23% corresponde à denominada energia verde, ou proveniente de energias renováveis. A atual crise energética tem tido um impacto muito significativo no setor do aquecimento e arrefecimento, tornando ainda mais urgente a integração de soluções de energia renovável.
O REDI4HEAT é financiado pelo Programa LIFE da Comissão Europeia e teve início em outubro de 2022. Tem uma duração prevista de três anos (até setembro 2025) e tem como principal motivação a revisão da Diretiva Europeia das Renováveis, que traz novas metas para o setor, sendo critico acelerar o contributo das renováveis para o aquecimento e arrefecimento. Em concreto, pretende identificar ferramentas e soluções que permitam aos Estados Membros, com a colaboração dos agentes nacionais relevantes, definir novas políticas que viabilizem o cumprimento das novas metas para o sector das renováveis.
O consórcio deste projeto é constituído por oito países europeus (Grécia, Bélgica, Croácia, Portugal, Polónia, Alemanha, França e Países Baixos). Em conjunto, pretendem identificar e contribuir para mitigar os constrangimentos observados no domínio das estratégias nacionais para o setor da energia, debruçando-se em particular sob os objetivos e metas dos Planos Nacionais Energia e Clima. A ADENE, enquanto Agência Nacional para a Energia, tem como objetivo estudar as melhores opções para a integração de renováveis no setor do aquecimento e arrefecimento, de acordo com o estabelecido na nova Diretiva das Renováveis, o que irá consubstanciar-se num contributo claro para a revisão do Plano Nacional Energia e Clima.
A coordenação do REDI4HEAT está a cargo do parceiro da Grécia, CRES – Centre for Renewable Energy Sources and Saving Fondation. No total, integram este consórcio 12 parceiros: cinco agências de energia (CRES, Energy Institute Hrvoje Požar, ADENE – Agência para a Energia, Polish National Energy Conservation Agency, German Energy Agency), seis associações (Solar Heat Europe, European Heat Pump Association, European Geothermal Energy Council, Bioenergy Europe, Euroheat & Power, EnergyCities) e uma empresa privada (Trinomics).