Redecor: “O nosso desígnio é contribuir com as nossas soluções para minimizar as perdas e garantir a qualidade da água”
A Redecor, fundada há 50 anos, afirma-se como uma empresa especializada no setor da água potável e residual. Esta vasta experiência obriga a uma responsabilidade acrescida para, em conjunto com o cliente, promover um dos desígnios mais importantes: “a sustentabilidade da água, quer em quantidade, quer em qualidade para consumo humano”. A Ambiente Magazine foi ao encontro de Ricardo Veloso, coordenador comercial, e Filipe Abrantes, coordenador de produção, para uma entrevista sobre o presente e o futuro da Redecor.
- Qual tem sido a aposta da empresa?
Ricardo Veloso (RV): A Redecor tem vindo a apostar e cimentar a sua posição como empresa com meios técnicos e humanos capazes de responder simultaneamente ao nível da reabilitação de estruturas para controlo de perdas e aumento da vida útil das estruturas, encontrando soluções duradouras e acima de tudo que garantam a máxima de qualidade da água. Por outro lado, procurando contribuir para a qualidade da água através de higienizações periódicas de reservatórios e condutas.
- O que é que distingue a Redecor das restantes empresas?
Filipe Abrantes (FA): O que procuramos é oferecer garantias únicas de produto / aplicação reconhecidas pelos nossos clientes e que são o resultado de um trabalho de qualidade que nos tem mantido como empresa de excelência e confiança neste setor.
- Que projetos / soluções têm desenvolvido para o mercado? E quais as suas valias / vantagens?
RV: A Redecor representa a marca Vandex há cerca de 30 anos e ao longo destes anos temos trabalhado em conjunto com a marca no sentido de contribuir para as constantes evoluções dos seus produtos. Nos últimos anos, apresentámos novos produtos que conjugam a experiência prática com os mais recentes e exigentes requisitos DVGW (Associação Técnica e Científica Alemã de Gás e Água) quer para água potável quer para águas residuais. Lançámos desde revestimentos monocomponentes, na cor branca, isentos de compostos orgânicos, revestimentos monocomponentes também na cor branca e altamente resistentes a águas muito desmineralizadas bem como revestimentos para estruturas de águas residuais resistentes à corrosão do ácido sulfúrico biogênico (H2S). Temos realizado um trabalho de esclarecimento junto dos clientes bem como gabinetes de projeto nesta área no sentido de os sensibilizar para a importância de reduzir ao máximo a utilização de produtos com matéria orgânica no interior de estruturas para armazenamento de água potável. Para isso, temos já diversos reservatórios revestidos com soluções segundo a ordem de trabalho W300-5 da DVGW compostas por argamassas tipo 1, ou seja, isenta de aditivos e polímeros, portanto 100% mineral.
- No desígnio das perdas de água, qual tem sido a aposta da Redecor?
FA: Quem está neste mercado tem de ter a diminuição das perdas, paralelamente com a manutenção da qualidade da água, como o seu principal objetivo. É bom que todos tenhamos a consciência que a água é um bem escasso. Ao longo destes anos já realizámos inúmeras intervenções cujos volumes de perdas diárias de água ascendiam às centenas e por vezes milhares de metros cúbicos. O nosso desígnio é por isso contribuir ativamente com as nossas soluções e experiência para minimizar as perdas que ainda são muitas na nossa rede de abastecimento e armazenamento de água potável e garantir a qualidade da água.
- Como perspetivam o futuro?
FA: Garantir a vanguarda das soluções para o cliente, conseguindo manter a qualidade do produto final com a escassez de mão de obra especializada. É um problema transversal ao setor da construção civil e por isso entendemos que é fundamental preservar os bons colaboradores.
*Foto: (da esquerda para a direita: Ricardo Veloso, coordenador comercial, e Filipe Abrantes, coordenador de produção)