Redecor: Como prevenir o risco de Legionella?
A Legionella (Legonella spp) é uma bactéria que utiliza a água como o seu espaço vital, tem mais de 50 espécies e a Legionella pneumophila é a causa mais comum da doença dos legionários.
As bactérias do género Legionella encontram-se em ambientes aquáticos naturais e também em sistemas artificiais, como redes de abastecimento/distribuição de água, redes prediais de água quente e água fria e sistemas de arrefecimento (torres de refrigeração, condensadores evaporativos e humidificadores) existentes em edifícios, nomeadamente em hotéis, termas, centros comerciais e hospitais. Surgem ainda em fontes ornamentais e tanques recreativos, como por exemplo jacuzzis.
As bactérias multiplicam-se de forma ótima a uma temperatura entre os 25°C e os 45°C bem como em águas com fraca circulação e muitos pontos de estancamento.
A infeção pela bactéria ocorre por inalação de gotículas de vapor de água contaminada, aerossóis, de dimensões tão pequenas que veiculam a bactéria para os pulmões, possibilitando a sua deposição nos alvéolos pulmonares.
O que são litros terminais, bacteriológicos ou de ponto de uso?
Os filtros de água descartáveis são filtros de germes baseados numa membrana de fibras ocas com uma capacidade de retenção de 7 níveis de log de Brevundimonas diminuta, o germe de água mais pequeno. Este valor corresponde à definição da Food & Drug Administration de filtração de água esterilizada de acordo com a norma ASTM F838. Consequentemente, os filtros de chuveiro e torneira retêm todos os germes da água, tais como, Pseudomonas e Legionella. O desenho higiénico e a utilização de material bacteriostático na saída do filtro impedem a contaminação retrógrada.
Embora o abastecimento de água na maioria dos países europeus tenha um elevado controlo de potabilidade em cumprimento com todos os requisitos e normas de água para consumo humano, pode acontecer que a água que sai da torneira nos edifícios esteja contaminada com bactéricas ou outros microrganismos. Esta contaminação deve-se sobretudo a tubagens estreitas, com circuitos complexos, antigos e com demasiados troços que diminuem a velocidade de circulação de água provocando um aumento da temperatura da mesma. Quando a água não flui corretamente começam a existir pontos de água estagnada. Esta água oferece as condições ideais para que se forme uma película biológica denominada por biofilme. Este pode conter bactérias, fungos, algas, vírus potenciando o desenvolvimento de bactérias como Legionella e Pseudomona.
Em hospitais e outras instalações de saúde são frequentemente utilizados sistemas de filtração de pontos terminais. Mediante a filtração através dos filtros acima referidos que se colocam diretamente nas torneiras e chuveiros a água corrente passa a ser água filtrada estéril não se alterando a composição química da mesma. Estes filtros utilizam uma membrana de tamanho 0,2 µm e são adequados a temperaturas de 60°C e uma pressão de 5 bars.
Recomendações para a utilização de filtros em pontos terminais
A OMS recomenda a filtração da água no ponto final como medida de salubridade em áreas de risco dos hospitais, também em Espanha, França e na Alemanha são feitas recomendações semelhantes. A Agência Federal Alemã para a Proteção do Ambiente recomenda a sua utilização para as concentrações de Legionella ≥ 1 CFU/100 ml e estabelece um valor limite de 0 CFU/100 ml para o germe aquático Pseudomonas aeruginosa em hospitais ou instalações médicas. Outros, como o Robert Koch-Institut (RKI) também recomendam a utilização de filtros de água no ponto de utilização como medida preventiva para o cuidado de pacientes imunodeprimidos e em neonatologia.
Em Portugal, o Instituto Português da Qualidade em parceria com a EPAL recomenda como processo de prevenção e correção da contaminação com Legionella em redes prediais, a utilização de processos físicos como a temperatura da água ou os filtros terminais amovíveis ou ainda os processos químicos de desinfeção recorrendo a produtos adequados.
Como instalar litros nos pontos terminais?
Estes filtros são de fácil e rápida instalação reduzindo imediatamente o risco de infeção de forma eficaz durante a vida útil estabelecida.
A Redecor é uma empresa certificada ISO 9001:2015, especializada no setor da água há 30 anos com mais de 12 anos de experiência em descontaminação de sistemas com Legionella. A Redecor representa filtros bacteriológicos da Aquafree especialistas em higiene da água e fabrico de filtros bacteriológicos desde 1999 certificada ISO 13385:2016 para fabrico de produtos sanitários e com mais de 600.000 filtros instalados em 2022. A Redecor dispõe de meios técnicos e humanos especializados em Legionella e nos procedimentos de prevenção e controlo da mesma.
Este artigo é da responsabilidade da Redecor e foi incluído na edição 98 da Ambiente Magazine