Rede Mobi.E regista mais de 200 mil carros carregados em junho
No primeiro semestre de 2022, foram batidos todos os recordes, em termos de utilização da rede Mobi.E. O mês de junho foi o melhor de sempre com mais de 200 mil carregamentos, que totalizaram um consumo de 2.919 MWh, anuncia a operadora.
A rede Mobi.E ultrapassou a barreira de um milhão de carregamentos nos primeiros seis meses do ano, registando um crescimento de 67% face ao ano passado. Segundo os dados, partilhados à imprensa, em 2021, esse valor apenas tinha sido ultrapassado em outubro. Quanto ao número de postos de carregamento, “aumentou 46% face ao mesmo período do ano anterior”, existindo atualmente cerca de “2.700 em todo o país”, incluindo Açores e Madeira, o que corresponde a cerca de “5.600 tomadas”.
Entre janeiro e junho, a operadora registou mais de 1 milhão e 55 mil carregamentos na rede. “O mês de junho foi o melhor mês de sempre, com 200.074 carregamentos efetuados. Já no que se refere a utilizadores da rede, foram registados mais de 54.700 no primeiro semestre, uma subida de 53% face a 2021”.
A energia consumida registou também números recordes: “nos primeiros seis meses de 2022, foram consumidos 14.820 MWh, tendo o mês de junho superado todos os meses anteriores com 2.919 MWh”m refere a empresa. Segundo a Mobi-E, os valores da energia consumidos na rede nacional de carregamento correspondem a mais de 4 milhões e 465 mil litros de gasóleo que, desta forma, não foram utilizados.
A média de postos instalados por semana ao longo deste ano aumentou para 19. Segundo os mesmos dados, destaca-se, igualmente, o crescimento da potência na rede, ou seja, do “número de postos de carregamento rápidos (superiores a 22 kW) e ultrarrápidos (iguais ou superiores a 150 kW)”, que correspondem a “mais de 32% da totalidade dos postos existentes”.
“Este crescimento da rede Mobi.E é o resultado das políticas consistentes que o Governo tem vindo a promover neste processo de transição energética e na aposta determinante que os municípios e o setor privado têm vindo a fazer nesta nova tecnologia e na rede Mobi.E, o que tem contribuído para que um número crescente de utilizadores sinta cada vez mais confiança em optar por um veículo elétrico”, afirma o presidente da MOBI.E, Luís Barroso.