Recolha seletiva porta-a-porta chega a mais cerca de 400 habitações em Espinho
Arrancou uma nova fase da recolha seletiva porta-a-porta de resíduos de embalagem na Zona da Junta de Freguesia de Anta-Guetim, em Espinho, passando este serviço a abranger mais cerca de 400 habitações, refere um comunicado divulgado pela Lipor. Neste novo circuito os cidadãos receberão também um “Mini bag” para a recolha de resíduos verdes e serão ainda, sensibilizados para a compostagem caseira podendo ter acesso a um compostor gratuito, diz o mesmo a mesma nota.
Com este alargamento, o município de Espinho chegará assim aos cerca de 2.100 fogos servidos pela recolha seletiva porta-a-porta e que contribuirão para o aumento dos quantitativos de materiais recolhidos para reciclagem.
Com o mote “Reciclar é dar +”, a ação baseia-se numa abordagem positiva por contacto pró-ativo, pela qual se somam e apresentam vantagens individuais (funcionais e financeiras) e sociais de adesão a este sistema específico de recolha de resíduos urbanos: proximidade, comodidade, sustentabilidade e solidariedade, uma vez que os resíduos recicláveis entregues reverterão a favor dos Núcleo da Cruz Vermelha de Espinho e Associação Proteção animais “Patinhas sem Lar”.
O novo sistema de recolha seletiva porta-a-porta arrancou em Espinho em junho de 2018, em uma zona piloto, com o objetivo de aumentar os quantitativos de resíduos recolhidos.