Recolha seletiva de resíduos verdes passa a servir 32 mil alojamentos em Matosinhos
O município de Matosinhos, com o apoio da Lipor, promove o alargamento da recolha seletiva de resíduos verdes, em zonas referenciadas de maior potencial de produção desta tipologia de resíduos.
Nesta fase, este alargamento pressupõe a “colocação na via pública de mais 304 contentores de proximidade para resíduos verdes”, a “instalação de 14 caixas de grande capacidade em zonas habitacionais de elevado potencial de produção” e a “duplicação da capacidade existente nos Ecocentros para a receção desta fração de resíduos”, refere a Lipor.
Este reforço de serviço por parte do Município de Matosinhos, servirá de forma direta mais de 32 mil alojamentos, tornando a entrega para reciclagem dos resíduos verdes, mais cómoda, próxima, funcional e sustentável.
Para assegurar o envolvimento da comunidade, “estes alojamentos receberão uma monofolha com a informação necessária para participar no processo e complementarmente, serão desenvolvidas ações de animação e sensibilização local, em zonas específicas do concelho (locais e datas infra), em que a personagem “Jardineiro Coscuvilheiro” desafiará os cidadãos a reconhecer a importância da reciclagem dos resíduos verdes, apresentando-lhes os novos contentores”, lê-se num comunicado.
O bom encaminhamento de resíduos verdes permite, através de um processo de compostagem, a sua valorização e transformação num adubo natural de alta qualidade: o NUTRIMAIS, devolvendo à terra o que veio da terra.