No concelho do Seixal, a recolha seletiva de biorresíduos porta a porta chega agora aos estabelecimentos de restauração e cantinas, abrangendo mais de 300. Refira-se que, nestas casas, são produzidas, mensalmente, cerca de 80 toneladas de biorresíduos, como restos de comida cozinhada, cascas de fruta, restos de legumes, cascas de ovo e borras de café, entre outros, que são assim desviados do aterro, contribuindo para lhes dar uma nova vida através da reciclagem e transformação em composto para a agricultura.
Segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva, “Recolher Porta a Porta para Valorizar é um projeto integrado no Seixal On. Numa primeira fase, em 2019, o projeto foi implementado em 1.000 moradias. A 2.ª fase, em 2021, abrangeu mais 15 mil moradias e uma população de 32 mil habitantes. A 3.ª fase chegou a mais 2.000 moradias e a uma população de 3.700 habitantes. Continuamos a incentivar a população a adotar práticas mais sustentáveis, envolvendo agora restaurantes e cantinas escolares”.
Refira-se que, para poderem ser valorizados, os biorresíduos são separados e depositados num contentor próprio. A recolha de biorresíduos porta a porta torna-se num modelo mais prático e cómodo para os estabelecimentos em causa e mais sustentável para o meio ambiente.