Recolha seletiva de biorresíduos já chegou ao setor residencial de Braga

A AGERE alargou o Serviço de Recolha Seletiva de Biorresíduos ao setor residencial no Município de Braga e já são mais de 1200 as famílias que separam corretamente os seus resíduos orgânicos.

A campanha “Agora Sim. Nada se Perde!”, desenvolvida pela AGERE no âmbito do programa RecolhaBio, de apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos, é cofinanciado pelo Fundo Ambiental e pretende alargar a rede de recolha de resíduos alimentares, contribuindo para o cumprimento da meta da redução da deposição em aterros.
Com o alargamento do serviço de Recolha Seletiva de Biorresíduos a zonas residenciais, e através da correta separação dos mesmos, está a ser reforçada a produção de energia elétrica através do biogás gerado pela sua decomposição e a produção de composto orgânico 100% natural, que pode depois ser aplicado no solo, melhorando suas características.

Para sensibilizar a população a aderir à correta separação dos biorresíduos, a AGERE tem várias equipas especializadas no terreno para informar como a comunidade pode aderir gratuitamente a este projeto e ainda explicar o processo de separação de biorresíduos e os seus benefícios. Nestas ações de rua, são disponibilizados baldes castanhos de 7L e sacos verdes específicos para facilitar a deposição dos biorresíduos, para que possam posteriormente ser colocados nos contentores já existentes para os resíduos indiferenciados.

Sobre a gestão deste projeto, o presidente do Conselho de Administração da AGERE, Rui Sá Morais, explica que “o teste piloto faz parte da estratégia de recolha seletiva de biorresíduos da AGERE, e vai chegar, nesta fase inicial, a 3500 pessoas de zonas residenciais. A entrega de um kit específico para a correta separação dos resíduos alimentares a partir de casa vai marcar o futuro da cidade, tendo em conta que será possível após a sua triagem no sistema alta, transformar estes resíduos em recursos através da produção de energia e de um composto orgânico de alta qualidade. Pretendemos continuar a ter um dos tarifários mais baixos do país e, mesmo com o aumento da TGR por parte do Governo, este esforço de separação de biorresíduos por parte da população irá resultar no não aumento dos tarifários da AGERE”. Rui Sá Morais reforçou ainda que objetivo passa por alargar a campanha “Agora Sim. Nada se Pede!” a todo o município ainda durante o ano de 2024.

O alargamento do Serviço de Recolha Seletiva de Biorresíduos ao setor residencial de Braga veio reforçar o serviço de recolha que já existia, desde 2019, em estabelecimentos de restauração e hotelaria no Centro Histórico da cidade.

O projeto-piloto de Recolha Seletiva de Biorresíduos no setor residencial arranca de forma faseada e está neste momento a ser implementado nas Urbanizações da Makro e Parque Norte e terá posterior alargamento a todo o município de Braga.

*Este texto foi publicado na edição 105 da Ambiente Magazine