“Porque é que devemos reciclar? O que é que acontece às embalagens que deixamos no ecoponto?”, estas são algumas das questões às quais a Sociedade Ponto Verde (SPV) pretende responder através da “Academia Ponto Verde”, um projeto educativo destinado ao 1.º, 2.º e 3.º ciclos que tem como missão “sensibilizar alunos, professores e famílias para a adoção de hábitos de reciclagem”, mostrando-lhes a “importância do seu contributo para um futuro mais sustentável”.
Com o mote “Reciclar, é na boa!”, este projeto desenvolve-se com base em ferramentas online que tornam mais acessíveis e interativos os conteúdos sobre este tema. Na plataforma, os alunos podem encontrar quizzes, atividades e vídeos temáticos sobre o “ciclo de vida das embalagens”, as “vantagens da reciclagem”, a “nova vida das embalagens” e as “regras de separação”, que desmistificam conceitos como o que são “centrais de triagem” e “estações de reciclagem” e incentivam à reciclagem tanto na escola, como em casa ou na cidade.
Já os professores têm ao dispor nesta “academia online” uma área específica, na qual podem encontrar sugestões e dicas para aplicar a temática em sala de aula e desenvolverem ações que levem os alunos a refletir e a debater o tema da reciclagem e do impacto ambiental.
Para promover o contacto de proximidade com a comunidade, a “Academia Ponto Verde” ganha ainda forma através de um roadshow que pretende percorrer cerca de 30 escolas por todo o país e que arranca no dia 23 de setembro, na Escola Secundária Júlio Dantas, em Lagos.