O projeto-piloto “Reciclar a Valer+” já ultrapassou o marco de um milhão de garrafas de plástico PET recolhidas na máquina de reverse vending instalada no Pingo Doce da Malveira. Lançado em outubro de 2019 pela Novo Verde (Sociedade Gestora de Resíduos de Embalagens), em parceria com a Câmara Municipal de Mafra e a Tratolixo, o projeto tem como objetivo promover a economia circular através de incentivos aos consumidores.
De acordo com a Novo Verde, ao longo deste período foram realizadas 41.583 entregas de garrafas de plástico PET, com uma média de 24 unidades por cada deposição. O mês que registou o total mais elevado de garrafas depositadas foi o de setembro de 2020, com mais de 74 mil unidades encaminhadas para reciclagem, lê-se num comunicado partilhado pela Novo Verde. Por cada deposição o consumidor recebe vales de desconto, consoante o tamanho das embalagens (0,02€ para garrafas até 0,50 litros e 0,05€ para garrafas acima de 0,50 litro e até 2 litros), para descontar na loja. Até ao momento, somaram-se mais de 40 mil vales emitidos, equivalentes a um total de 38.932,98 euros, destaca a entidade.
Esta iniciativa enquadra-se no conjunto de medidas e metas gerais da União Europeia em matéria de gestão dos resíduos, bem como a Estratégia Europeia para os Plásticos, em que todas as embalagens deste material, colocadas no mercado da União Europeia, deverão ser reutilizáveis ou facilmente recicláveis até 2030. As garrafas de plástico de bebidas, enquanto produtos de plástico de utilização única, deverão ser alvo de sistemas de reembolso ou de outras medidas com impacto direto positivo na taxa de recolha, logo, na qualidade do material recolhido e dos materiais reciclados.