Mais de 100 trabalhos de 90 escolas distribuídas por 17 distritos é o “resultado” do projeto #Academiaemcasa, uma iniciativa da Academia Ponto Verde que, desta forma, juntou alunos e professores, no período de confinamento, à volta da reciclagem das embalagens.
“Faz e Partilha” foi o desafio lançado à comunidade escolar pelo projeto que, com base em sugestões de atividades, os incentivou a criar histórias com embalagens recicladas. Ao longo dos últimos dois meses mais de uma centena de trabalhos foram inseridos na plataforma, registando-se um forte pico de utilizadores logo após o seu lançamento.
Com um site renovado e adaptado aos novos formatos de ensino à distância, a Academia Ponto Verde, o projeto educativo da Sociedade Ponto Verde (SPV), veio incentivar uma maior partilha entre escolas que demonstraram o seu empenho nestas temáticas.
Os alunos deram largas à imaginação e através da reutilização de materiais criaram novos objetivos e novas histórias para contar. Porque sabemos que todas as embalagens podem ter uma nova vida, desta vez foram os mais novos a comprová-lo: desde garrafas e tampinhas que passaram a fazer parte da decoração da casa, a pacotes de natas que viraram pistas para carros de brincar. Não faltaram também as dedicatórias às equipas que todos os dias trabalham para garantir que a reciclagem em todo o país continua. Em tempos excecionais, a SPV manteve-se ligada à educação e com forte atuação junto da comunidade escolar sensibilizando para os temas da reciclagem das embalagens.
A Academia é um projeto educativo destinado ao 1º, 2º e 3º ciclos que tem como missão sensibilizar alunos, professores e famílias para a adoção de hábitos de reciclagem, mostrando-lhes a importância do seu contributo para um futuro mais sustentável.
“A educação e sensibilização para as boas práticas de reciclagem é um eixo muito importante da atividade da Sociedade Ponto Verde junto da população e acreditamos que esse é um caminho que deve começar com os mais novos. Face aos desafios impostos pela Covid-19, também o formato da Academia Ponto Verde teve de ser revisto para que, dentro do possível, o contacto com os alunos não fosse perdido dadas as circunstâncias. Os resultados da plataforma e a participação da comunidade escolar revelam o bom trabalho conseguido e que pretendemos continuar a fazer crescer no próximo ano letivo”, afirma Teresa Cortes, gestora de Marketing & Comunicação da SPV.
Mesmo com os desafios que a escola em formato virtual trouxe à comunidade escolar, o empenho dos professores foi chave para o envolvimento dos alunos. “O projeto é extremamente útil para responsabilizar os nossos alunos para a importância da defesa do nosso planeta, bem como contribui para uma cidadania ativa”, partilha a Professora Ana Paula Moura da Escola EB 2,3 de Eiriz, Paços de Ferreira.
O projeto da Academia estará de volta no próximo ano letivo com muitas novidades e desafios para as escolas, reforçando a envolvência da comunidade escolar na reciclagem das embalagens. Porque “Reciclar é na Boa”, a Academia Ponto Verde promete que a reciclagem das embalagens será divertida e proporcionará muito entretenimento, já a partir de setembro.