Reciclagem de equipamentos elétricos usados transforma-se em apoio para o setor social
A campanha “Electrão Empresas”, promovida em colaboração com a Samsung e com os centros técnicos, seus parceiros, permitiu apoiar várias dezenas de instituições ao longo dos últimos anos e distribuir apoios ao setor social que ultrapassaram os 50 mil euros.
Em 2023, os 18 centros técnicos e parceiros da Samsung que participaram na iniciativa recolheram mais de 108 toneladas de equipamentos elétricos usados e de pilhas e baterias, que foram enviados para reciclagem e convertidos num apoio de cerca de 10 mil euros a distribuir por 18 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
A iniciativa alia as vertentes da sustentabilidade ambiental e social, com o objetivo de promover a recolha de pilhas e baterias, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados. Ao mesmo tempo, envolve empresas e cidadãos neste esforço de reunir e encaminhar corretamente estes equipamentos para reciclagem, proporcionando benefícios que são canalizados para causas sociais desenvolvidas por instituições que constituem pilares das comunidades locais que apoiam.
Por cada tonelada de resíduos recolhida e enviada para reciclagem são doados 100 euros a uma IPSS. Os centros técnicos e parceiros da Samsung podem escolher as instituições beneficiárias. Os centros são responsáveis pela recolha destes resíduos e o Electrão garante depois o seu encaminhamento para unidades de reciclagem.
A elevada adesão registada ao projeto demostra um empenho cada vez maior dos centros técnicos e das comunidades que se unem para apoiar as várias causas.
“As iniciativas que aliam a componente ambiental à dimensão social assumem uma relevância cada vez mais determinante nos dias que correm. São essenciais para ajudar a despertar consciências e sublinhar a necessidade de dar o destino correto aos equipamentos elétricos e às pilhas e baterias”, destaca o diretor geral do Electrão, Ricardo Furtado.
A Beiratrónica, em Mortágua, foi o estabelecimento que recolheu mais equipamentos elétricos no âmbito da campanha. As mais de 30 toneladas reunidas foram convertidas em três mil euros a atribuir à Escola de Cães Guia de Mortágua.
Ao longo das várias edições tem sido possível apoiar muitas outras instituições como a ATR – Associação Tira-me da Rua, a Associação Atlântica de Apoio ao Doente de Machado-Joseph, a AFID Diferença, a Associação SOS Voz Amiga, entre muitas outras.
Em 2024 o Electrão e a Samsung dão continuidade ao projeto, que apoia o trabalho de quem combate as desigualdades económicas e sociais no terreno.
A iniciativa contribui de forma ativa para a prossecução de alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU, nomeadamente promovendo as “Cidades e Comunidades Sustentáveis” (ODS 11); a “Produção e Consumo Sustentáveis” (ODS 12), incentivando a “Ação Climática” (ODS 13) e impulsionando medidas que visam “Proteger a Vida Terrestre” (ODS 15).
“A sustentabilidade é um dos pilares mais importantes na nossa estratégia, presente e futura. Juntarmo-nos ao Electrão e, em particular, participar nesta iniciativa, é uma extensão natural desta visão e deste propósito de contribuir um pouco mais para o futuro do planeta e da sociedade”, afirma André Sousa, Manager de CE, B2B, Innovation & SVC Logistics da Samsung.
“Esta campanha é, essencialmente, sobre fazer a coisa certa. É sobre ser responsável, é sobre ser parte da solução, e nesse sentido é gratificante para a Samsung Portugal poder desenvolver este tipo de ações que nos permitem contribuir não só para uma relação de maior valor com a sociedade que nos rodeia, sobretudo as comunidades locais, mas também para um futuro com melhores condições ambientais e climáticas para as futuras gerações” acrescenta ainda.