A reciclagem de equipamentos elétricos usados cresceu 31% nos primeiros seis meses do ano. Entre janeiro e junho de 2024 o Electrão recolheu e enviou para reciclagem mais de 13 mil toneladas de equipamentos elétricos usados, o que representa um aumento significativo em relação às mais de 10 mil toneladas encaminhadas para reciclagem no período homólogo.
83% dos equipamentos enviados para reciclagem, o que corresponde a mais de 11 mil toneladas, foram recolhidos através da rede Electrão, que está a reforçar a sua capilaridade, ano após ano.
A rede tem atualmente à disposição 12.600 pontos onde é possível colocar equipamentos elétricos usados, o que significa que existe, pelo menos, um local de recolha por cada mil habitantes.
Além da reciclagem, a entidade promove a reutilização dos equipamentos recolhidos, sempre que tal é possível. No primeiro semestre, 71 toneladas de equipamentos foram enviadas para reutilização.
Entre os equipamentos elétricos mais reciclados neste primeiro semestre, atendendo ao peso, estão sobretudo os grandes eletrodomésticos, como máquinas de lavar e de secar roupa. Seguem-se os equipamentos de regulação de temperatura, como frigoríficos, arcas congeladoras e radiadores. Só depois surgem os pequenos aparelhos elétricos, como torradeiras e ferros de engomar; os equipamentos de informática e telecomunicações; ecrãs e televisores e finalmente as lâmpadas.