Portugal registou um aumento de 11% de reciclagem no primeiro semestre deste ano, comparando com os dados do período homólogo de 2018, informou hoje a Sociedade Ponto Verde (SPV), citada pela Lusa.
Entre janeiro e junho deste ano foram recolhidas cerca de 175 mil toneladas de embalagens, o que equivale ao peso de 450 aviões comerciais, tendo-se verificado um “aumento significativo” em todos os materiais recolhidos.
Segundo a Sociedade Ponto Verde, o papel e o cartão registaram um aumento de 16% de toneladas recolhidas, seguindo-se o alumínio que apresentou um crescimento de 13% e o vidro que registou mais 10% de toneladas reunidas do que no primeiro semestre do ano passado.
Já o plástico apresentou um crescimento de 5% de toneladas recicladas, valor que, segundo a Sociedade Ponto Verde, se deve à diminuição da sua utilização. “As pessoas estão a consumir menos plástico e isto é o resultado de uma sensibilização real e efetiva da utilização consciente” deste material, disse à agência Lusa a diretora-executiva da SPV, Ana Isabel de Morais.
Segundo a mesma responsável, “as pessoas estão a adotar comportamentos mais responsáveis e os produtores das embalagens que estão a ser colocadas no mercado estão também mais conscientes”, uma vez que o plástico está a ser substituído por outros materiais e, em alguns casos, as embalagens estão a incorporar material reciclado.
Para a diretora-executiva da SPV, o aumento da reciclagem reflete uma maior preocupação dos portugueses e uma maior consciência ambiental. Ana Isabel de Morais referiu ainda que o “sistema de reciclagem em Portugal está a funcionar melhor”. A Sociedade Ponto Verde é uma empresa licenciada como entidade gestora de resíduos de embalagens.