“Recicla-te! Muda de atitude, muda a tua vida, transforma-te.” É este o mote da nova campanha de comunicação da LIPOR e dos seus Municípios Associados.
Qual a solução para nos “Reciclarmos”? De forma a dar o primeiro passo e a ajudar quem tem um problema, entre os dias 16 de setembro e 5 de outubro, circulou, pelos oito Municípios Associados da LIPOR, uma carrinha de rastreio que desafiou os mais novos e os mais velhos a fazerem um diagnóstico e a conseguirem, junto do médico de serviço, a melhor receita para ultrapassar o problema.
Mais de 4.000 pessoas viram esclarecidas diversas “maleitas”, tendo sido abordados sobre os seus hábitos de reciclagem em casa, no trabalho, na escola e nas ruas das suas cidades. As respostas foram muitas, mas todas com uma ordem mobilizadora idêntica: Vamos deixar de tratar os resíduos como se fossem lixo!
Os resíduos (como por exemplo papel e cartão, plástico e metal, vidro) têm possibilidade de gerar novos produtos, de ter uma nova vida, mas o lixo não. Tudo aquilo que não reciclamos em casa não pode ter uma nova vida, não podendo voltar a ser matéria-prima e promover a transição de uma economia linear para uma economia circular.
Se mesmo assim não conseguiu apanhar a carrinha de rastreio nas ruas, ainda vai a tempo de fazer o teste. Aceda a Recicla-te.pt, responda e esclareça as suas dúvidas. Vai sempre a tempo de mudar de atitude.
A responsabilidade do problema do “lixo” é de cada um e a mudança também. Depende de todos não fazermos dos nossos resíduos, lixo. Não fique indiferente! Quanto mais tempo demorar a resolver o problema, piores serão as consequências!