O projeto Raposa Chama lançou a 1.ª edição do Concurso Nacional Raposa Chama, uma iniciativa da responsabilidade da AGIF, em parceria com o Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação. O concurso destina-se às escolas do ensino básico (1.º e 2.º ciclos de escolaridade) de Portugal Continental, com o objetivo de sensibilizar e educar crianças e jovens para os comportamentos de risco de incêndio e para os benefícios da prevenção e gestão florestal.
Com o tema “Como ter um espaço que gostes e valorizes protegido de incêndios rurais”, o concurso decorre no presente ano letivo, entre 7 de outubro e 31 de janeiro de 2025. No dia 21 de março de 2025, serão apresentadas as escolas vencedoras.
Esta iniciativa convida os alunos a refletirem sobre espaços naturais – sejam florestas, parques naturais ou áreas onde a floresta e a zona urbana se encontram – procurando responder aos principais problemas associados à gestão do território e à problemática dos incêndios, com soluções assentes nos pilares: melhoria da gestão da floresta e da proteção das comunidades (aldeias e pessoas).
O concurso pretende destacar exemplos e boas práticas de pastorícia, silvicultura e uso do fogo controlado, gestão da envolvente, habitações e indústrias e a mobilização das comunidades como formas de gestão e prevenção reconhecendo o valor económico e social destas atividades, essenciais para a redução de incêndios rurais graves.
Desafios por Ciclo de Ensino
- 1.º e 2.º anos do 1.º ciclo: elaboração de uma maquete representativa de um espaço a valorizar e proteger em ambiente rural ou florestal, situado na região à qual a escola pertence. Dando assim, um exemplo de um espaço bem gerido e protegido.
- 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo: conceção de um cartaz a apelar à redução de comportamentos de risco ou exemplos de atividades de prevenção de risco de incêndio.
- 2.º ciclo: desenvolvimento de uma campanha de prevenção de incêndios em formato de vídeo.