R.Power reforça presença em Portugal com meta de 100 MWp no mercado fotovoltaico

A R.Power, produtora independentes de energia renovável na Europa, acaba de anunciar planos estratégicos ambiciosos para o mercado português. A empresa pretende alcançar, a médio prazo, um portfólio de 100 MWp em centrais fotovoltaicas em Portugal, ao mesmo tempo que expande a sua presença na Península Ibérica com novos investimentos em Espanha e em tecnologias de armazenamento de energia.

Atualmente gere um portfólio de cerca de 50 MWp em Portugal, abrangendo oito centrais fotovoltaicas localizadas em Terena, Sertã, Mosteiros, Tremês, Alhais, Elvas, Mação e Arada. Estas instalações já produzem aproximadamente 100 GWh de energia verde, anualmente, fornecendo eletricidade a milhares de lares.

Até ao final do primeiro trimestre de 2025, a empresa planeia colocar em operação novos projetos com uma capacidade total de 10 MWp em Lagos e Portimão, o que aumentará a produção anual em mais 20 GWh.

“Portugal é um dos mercados-chave na nossa estratégia de desenvolvimento. Estamos empenhados em alcançar os nossos objetivos de construir uma capacidade total de 100 MWp nesta região da Europa, consolidando ainda mais a nossa posição como o maior investidor polaco no setor das energias renováveis no continente europeu”, afirma Przemek Pięta, cofundador e CEO da R.Power.

Em 2025, a R.Power dará início à construção de três novos projetos em Paião, Feira e Trancoso, com uma capacidade combinada de 43 MWp. Estes projetos irão gerar 80 GWh de energia anualmente. Simultaneamente, a empresa anuncia um maior desenvolvimento em tecnologias de armazenamento de energia (BESS) e investimentos no setor da energia eólica para apoiar a transição energética na região, com planos para desenvolver 25 MW de ativos eólicos.

“A expansão no mercado ibérico é um passo estratégico para nós. Em Espanha, estamos a iniciar a construção de projetos com uma capacidade total de 23 MWp, que produzirão mais de 45 GWh anualmente”, conclui Przemek Pięta.