O projeto da Quercus e dos CTT “Uma Árvore pela Floresta” vai alargar a sua zona de intervenção ao Funchal, permitindo assim a plantação de espécies autóctones nas áreas daquela ilha mais afetadas pelos incêndios. Desde o dia 9 de agosto, data em que a campanha teve início, já foram doadas mais de 1000 árvores que serão plantadas em solo nacional na Primavera de 2017.
Para contribuir para este projeto basta que qualquer pessoa se dirija até ao dia 30 de novembro a uma das 320 lojas CTT aderentes e ofereça uma árvore, com o custo de 3 euros, valor que reverte totalmente para os custos do projeto, não havendo qualquer limite ao número de árvores que podem ser apadrinhadas. Por cada uma das doações dos portugueses, uma árvore será depois plantada pela Quercus em áreas classificadas do Norte e Centro de Portugal e no Funchal. Até ao momento já foram plantadas quase 7 mil árvores.
No momento da compra, é entregue um pequeno kit ao comprador, composto por uma “árvore” em cartão reciclado e um código. Esta “árvore” de cartão serve de lembrança e pode ser oferecida. O código serve para registar a árvore que a Quercus irá plantar até à Primavera de 2017, identificar a espécie e o local de plantação, bem como para consultar a evolução durante 5 anos do bosque onde foi instalada. E tudo isso pode ser feito aqui: http://arvorepelafloresta.quercus.pt
Aquando do anterior grande incêndio de 2010, os CTT tinham já apoiado financeiramente o Parque Ecológico do Funchal com um donativo de dez mil euros. Com esta parceria com a Quercus, os CTT reforçam a sua política de apoio à biodiversidade e ao combate às alterações climáticas, já expressa através da disponibilização de um portfólio de produtos ecológicos (Correio Verde e DM Eco), da aposta na eficiência energética e carbónica, que permitiu aos CTT reduzir a sua pegada carbónica em 51% desde 2008, a 2ª maior redução a nível mundial, no setor, e da expansão da sua frota sustentável, a maior do país.