Sensibilizar para “o bom uso de um bem precioso” é o objetivo do Jogo da Água, que a Quercus e a Águas do Ribatejo estão a promover, percorrendo as escolas do concelho de Coruche, até 30 de setembro, de modo a ensinar os alunos a poupar água de uma forma divertida e interativa.
Na quarta-feira, dia 28, a iniciativa aconteceu na Escola Básica Integrada do Couço, em que um tabuleiro gigante com 30 casas, tem perguntas sobre o bom uso da água e desafios que remetem para a prática de jogos tradicionais, como o jogo das argolas, das latas, das sacas, da corda ou do lenço.
“Quando lavamos o carro devemos usar uma mangueira ou um balde com um pano para esfregar?”, foi a questão colocada à equipa do Carlos que respondeu em coro que o balde é a melhor solução para poupar água, divulgou a Águas do Ribatejo em comunicado.
Os alunos mostraram estar preparados para os desafios, que apesar de ainda não terem estudado o ciclo urbano da água, que faz parte dos programas do primeiro ciclo, já evidenciam conhecimentos no âmbito, adquiridos com familiares ou na internet.
Para reforçar a sensibilização, a Quercus e a Águas do Ribatejo distribuíram materiais didáticos com dicas para a poupança da água e boas práticas ambientais para que os alunos possam abordar os temas em casa com a família.
“É um trabalho que vamos continuar a fazer para que haja cada vez mais consciência da importância deste bem precioso para a vida de todos nós. As crianças são excelentes na abordagem que fazem junto das famílias. Estamos a construir o Futuro com maior responsabilidade ambiental”, garantiu o Presidente da Águas do Ribatejo, Francisco Oliveira.